PROC ESSO DE FORMAÇÃO E INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO: UMA VISÃO DOS EGRESSOS DE ENFERMAGEM
Palavras-chave:
Educação em Enfermagem. Educação Superior. Currículo. Mercado de Trabalho.Resumo
Estudo com objetivo de analisar a percepção dos egressos, de um curso de graduação em enfermagem, sobre a
contribuição do processo de formação de enfermeiros para sua inserção no mercado de trabalho. Estudo descritivo
exploratório, de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados em 2011, com entrevistas semiestruturadas.
Participaram 15 egressos de uma universidade pública do sul do Brasil, graduados em 2009 e 2010, inseridos no mercado de trabalho. A análise dos dados foi realizada conforme Minayo, emergindo a categoria ‘itinerário de formação’, com a subcategoria ‘seguindo o roteiro de viagem’. Os resultados evidenciam a necessidade da integração curricular, melhor aproveitamento das experiências de práticas clínicas, valorização da pesquisa, importância da formação pautada no diálogo entre discentes e docentes.
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