CONSULTA DE ENFERMAGEM AMPLIADA: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA DA INTEGRALIDADE EM SAÚDE

Autores

  • Maria Luiza Paz Machado UFRGS
  • Dora Lucia Leidens Corrêa de Oliveira UFRGS
  • Silvia Troyahn Manica UFRGS

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Educação em Saúde, Aprendizagem.

Resumo

Objetivou-se analisar uma intervenção no modo tradicional de ensinar a consulta de enfermagem e seu potencial para a formação de enfermeiros para a prática da integralidade em saúde. Pesquisa participante, desenvolvida com oito alunos do Curso de Enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil, no período de agosto a novembro de 2011. O contexto de estudo constituiu-se pelas consultas ambulatoriais e por vivências no cotidiano dos usuários. Os dados coletados por meio de grupo focal foram submetidos à análise temática, emergindo duas categorias: “A interatividade entre o cenário tradicional e o ampliado: possibilidades para o aprendizado da integralidade” e “A consulta de enfermagem ampliada: saberes gerados na experiência”. Evidenciou-se que a experiência foi produtora de saberes coerentes com a formação para integralidade. Conclui-se que a diversificação de cenários de aprendizagem pode configurar-se como estratégia pedagógica
com potência para provocar transformações no modelo de atenção/formação em saúde vigente.

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Biografia do Autor

Maria Luiza Paz Machado, UFRGS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem (PPGEnf), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Docente da Escola de Enfermagem/UFRGS, Membro do Grupo de Estudos em Promoção da Saúde (GEPS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Dora Lucia Leidens Corrêa de Oliveira, UFRGS

PhD em Educação, Professora do PPGEnf/UFRGS, coordenadora do GEPS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Silvia Troyahn Manica, UFRGS

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da UFRGS, Bolsista de Iniciação Científica/CNPq, membro do GEPS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado

2014-02-27

Como Citar

1.
Paz Machado ML, Leidens Corrêa de Oliveira DL, Troyahn Manica S. CONSULTA DE ENFERMAGEM AMPLIADA: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA DA INTEGRALIDADE EM SAÚDE. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 27º de fevereiro de 2014 [citado 19º de abril de 2024];34(4):53-60. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/42630

Edição

Seção

Artigos Originais