A FAMÍLIA COMO SUSTENTAÇÃO NO COTIDIANO DE MULHERES MULTÍPARAS

Autores

  • ÉRICA DE BRITO PITILIN Universidade Estadual de Maringá
  • Annelise Haracemiw Universidade Estadual de Maringá
  • SONIA SILVA MARCON Universidade Estadual de Maringá
  • SANDRA MARISA PELLOSO Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Relações familiares, percepção, estratégias familiares, serviços de saúde da mulher

Resumo

Tratou-se de um estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, que objetivou conhecer a percepção de mulheres multíparas sobre família e suas estratégias utilizadas na condução do cotidiano familiar em um município do interior Paranaense. As informações foram coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com 15 mulheres, com quatro ou mais filhos e que procuraram a Unidade Básica de Saúde por livre demanda no período de Junho/2012. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin. Foram identificadas as categorias “Família por toda vida”, “Um novo membro, de novo” e “A convivência familiar e as estratégias na condução do
cotidiano”. Foi possível identificar a importância da família na vida dessas mulheres como fonte primária de apoio e cuidado. Além disso, as multigestas estudadas aceitaram as várias responsabilidades que lhes foram atribuídas, influenciadas pela família e pela sociedade, considerando a maternidade como algo natural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ÉRICA DE BRITO PITILIN, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares em Políticas, Avaliação e Atenção em Saúde (NEPEMAAS).

Annelise Haracemiw, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira, graduada pela Faculdade Ingá- Uningá.

Aluna não regular do Mestrado em enfermagem da Universidade Estadual de Maringá - UEM

SONIA SILVA MARCON, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem. Docente da Graduação e Pós-graduação em Enfermagem e do Programa em Ciências da Saúde na UEM. Coordenadora do NEPAAF.

SANDRA MARISA PELLOSO, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Docente da Graduação e Pós-graduação em Enfermagem e Diretora Adjunta do Centro de Ciências da Saúde na UEM.

Publicado

2014-02-27

Como Citar

1.
PITILIN ÉRICA DB, Haracemiw A, MARCON SS, PELLOSO SM. A FAMÍLIA COMO SUSTENTAÇÃO NO COTIDIANO DE MULHERES MULTÍPARAS. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 27º de fevereiro de 2014 [citado 26º de abril de 2025];34(4):14-20. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/40794

Edição

Seção

Artigos Originais