Gerenciamento de conflitos: desafios vivenciados pelos enfermeiros-líderes no ambiente hospitalar

Autores

  • Simone Coelho Amestoy Universidade Federal de Pelotas
  • Vânia Marli Schubert Backes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maira Buss Thofehrn Universidade Federal de Pelotas
  • Jussara Gue Martini Universidade Federal de Santa Catarina
  • Betina Hörner Schlindwein Meirelles Universidade Federal de Santa Catarina
  • Letícia de Lima Trindade Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

Enfermagem, Liderança, Relações interpessoais

Resumo

Este estudo objetivou compreender os principais conflitos vivenciados pelos enfermeiros-líderes no ambiente hospitalar, bem como as estratégias adotadas para seu enfrentamento. A pesquisa retrata uma abordagem qualitativa do tipo descritiva, na qual foi usado o estudo
de caso como estratégia de investigação. Participaram do estudo 25 enfermeiros que trabalhavam em três hospitais da cidade de Florianópolis, Santa Catarina. As informações foram obtidas de maio a dezembro de 2010, por meio de entrevistas semiestruturadas, observação não participante e ofi cinas dialógicas. Os dados foram analisados conforme a Análise Temática. Os resultados apontaram o predomínio de confl itos de origem interpessoal envolvendo a equipe multiprofissional e também entre o enfermeiro e a equipe de
enfermagem. A adoção de uma liderança participativa, baseada no diálogo, surge como estratégia para o enfrentamento dos conflitos no ambiente hospitalar.


Descritores: Enfermagem. Liderança. Relações interpessoais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Coelho Amestoy, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC- Florianópolis (SC), Brasil. Professora Assistente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas -UFPel- Pelotas (RS), Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Enfermagem e Saúde –EDEN e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem-NEPEN.

Vânia Marli Schubert Backes, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Enfermagem. Professora Associada II do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC- Florianópolis (SC), Brasil.Vice-Coordenadora do Programa de Pós –Graduação de Enfermagem da UFSC. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação em Enfermagem e Saúde (EDEN). Pesquisadora CNPq.

Maira Buss Thofehrn, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Membro do Grupo de Pesquisa NEPEN.

Jussara Gue Martini, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. Membro do Grupo de Pesquisa EDEN

Betina Hörner Schlindwein Meirelles, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração e Gerência do Cuidado em Enfermagem e Saúde (GEPADES) e do Núcleo de Estudos e Assistência em Enfermagem e Saúde à Pessoas com Doenças Crônicas (NUCRON).

Letícia de Lima Trindade, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), membro do Grupo Práxis da UFSC e líder do Grupo de Pesquisa sobre Saúde e Trabalho (GESTRA/UDESC).

Publicado

2014-06-27

Como Citar

1.
Amestoy SC, Backes VMS, Thofehrn MB, Martini JG, Meirelles BHS, Trindade L de L. Gerenciamento de conflitos: desafios vivenciados pelos enfermeiros-líderes no ambiente hospitalar. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 27º de junho de 2014 [citado 26º de abril de 2025];35(2):79-85. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/40155

Edição

Seção

Artigos Originais