VALIDAÇÃO DA COMPREENSIBILIDADE DE UM INSTRUMENTO SOBRE PROBLEMAS ÉTICOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Autores

  • José Roque Junges Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
  • Elma Lourdes Campos Pavone Zoboli Universidade de São Paulo
  • Carlise Rigon Dalla Nora Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
  • Rafaela Schaefer Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
  • Mikaela Basso Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Palavras-chave:

Estudos de validação, Ética, Bioética, Atenção Primária à saúde.

Resumo

O estudo teve como objetivo validar a compreensibilidade de um instrumento sobre a ocorrência de problemas
éticos na atenção primária à saúde e discutir seus resultados. Trata-se de uma pesquisa metodológica. A técnica
utilizada foi a Delphi, que visa obter consenso sobre determinado assunto através de especialistas da área, com
questionários estruturados que vão sendo modificados até que se obtenha consenso sobre a compreensibilidade de
seu conteúdo. O universo empírico constituiu-se de nove profissionais experts em atenção primária no município de
São Leopoldo. A coleta de dados ocorreu em março e abril de 2011. Na primeira rodada, o profissional foi convidado
a responder se a situação descrita representava um problema ético, se a afirmação estava clara e se havia alguma
sugestão de reescrita do problema. Foram apresentados trinta e seis enunciados e, para vinte deles, foi sugerida nova reescrita. Após a reavaliação e sistematização das modificações sugeridas, iniciou-se a segunda rodada, que já obteve o consenso esperado. A utilização da técnica Delphi colaborou significativamente para a etapa inicial de validação do instrumento, chegando-se a enunciados compreensíveis e adequados para sua aplicação nas subsequentes etapas.

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Biografia do Autor

José Roque Junges, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Formado em Filosofia com doutorado em Ética teológica, professor e líder do grupo de pesquisa Bioética e Saúde Coletiva do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Elma Lourdes Campos Pavone Zoboli, Universidade de São Paulo

Professora, Doutora da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Carlise Rigon Dalla Nora, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Doutoranda na Universidade Católica do Porto, Enfermeira, Especialista em Saúde Coletiva, Mestre em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Rafaela Schaefer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Doutoranda na Universidade Católica do Porto, Enfermeira, Mestre em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

Mikaela Basso, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Estudante da graduação em psicologia da Unisinos, bolsista de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no PPG em Saúde Coletiva da Unisinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul

Publicado

2014-04-15

Como Citar

1.
Junges JR, Zoboli ELCP, Dalla Nora CR, Schaefer R, Basso M. VALIDAÇÃO DA COMPREENSIBILIDADE DE UM INSTRUMENTO SOBRE PROBLEMAS ÉTICOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 15º de abril de 2014 [citado 18º de abril de 2024];35(1):148-56. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/39811

Edição

Seção

Artigos Originais