SOBRE MORRER COM CÂNCER: AS LIÇÕES DE HOLLYWOOD

Authors

  • Fernanda Niemeyer Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Maria Henriqueta Luce Kruse Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Keywords:

Enfermagem, Educação, Cultura, Morte, Doente Terminal, Cinema como Assunto

Abstract

O estudo busca conhecer o modo pelo qual a morte de pessoas com câncer é apresentada por cinco filmes produzidos em Hollywood entre 1993 e 2006. Com base nos estudos culturais, na vertente pós-estruturalista e com o apoio das noções de discurso e subjetividade propostas pelo filósofo Michel Foucault, articulamos uma das possíveis leituras do corpus fílmico. Avaliamos como o discurso cinematográfico atua como uma pedagogia cultural que produz modos de ver o morrer com câncer: imortalizando a imagem do corpo saudável, silenciando a morte, cuidando do corpo morto e, por fim, aceitando a morte. Nossa proposta é suscitar reflexões que possam contribuir para a assistência e para a docência em enfermagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fernanda Niemeyer, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Enfermeira do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Maria Henriqueta Luce Kruse, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Assessora do Serviço de Enfermagem Cirúrgica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Published

2014-02-27

How to Cite

1.
Niemeyer F, Kruse MHL. SOBRE MORRER COM CÂNCER: AS LIÇÕES DE HOLLYWOOD. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2014 Feb. 27 [cited 2025 Aug. 27];34(4):161-9. Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/39436

Issue

Section

Artigos Originais