O ALUNO DE ENFERMAGEM E O ENSINO DE SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA

Autores

  • Fernanda Tiemi Miyai USP
  • Sônia Barros USP
  • JANDRO MORAES CORTES Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Saúde mental, Atenção básica, Ensino.

Resumo

De 2009 a 2010, a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) passou por transição curricular, cuja proposta era integrar os ciclos básico e clínico, desfragmentando as disciplinas. O ensino de enfermagem em saúde mental foi incluído em vários módulos que contêm os cuidados básicos. Este estudo qualitativo visou identificar como o atendimento às pessoas com doença mental foi realizado por 20 alunos da graduação em enfermagem no contexto da atenção básica, e como foram preparados. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas, em agosto de 2012, na EEUSP. Após a análise temática formaram-se as categorias: Processo ensino-aprendizagem, Unidade Básica de Saúde e Processo saúde-doença mental. A concepção da loucura construída socialmente, somada aos problemas relacionados à formação acadêmica, pode acarretar a formação de enfermeiros despreparados para o cuidado em saúde mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Tiemi Miyai, USP

Depto Enfermagem Materno-infatnil e psiquiátrica

Sônia Barros, USP

Depto Enfermagem Materno-infatnil e psiquiátrica

JANDRO MORAES CORTES, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeiro e licenciado em Enfermagem. Graduado em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pelotas. Membro do núcleo de pesquisa Enfermagem, Saúde Mental e Saúde Coletiva. Participou da Pesquisa de Avaliação dos CAPS da Região Sul do Brasil (CAPSUL), sob orientação da Enfermeira Doutora Luciane Prado Kantorski. Participante da Pesquisa Redes que reabilitam avaliando experiências inovadoras de composição de redes de atenção psicossocial (REDESUL), sob orientação da Enfermeira Doutora Luciane Prado Kantorski. Atualmente é mestrando do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Em 2010 participou de Estágio teórico-prático no Dipartamento Universitário Interaziendale di Salute Mentale, “Projeto de Cooperação Sanitária Itália- Brasil: Formação de pessoal em Reabilitação Psicossocial” junto a Universitá degli studi Torino (Turim - Itália), sob orientação da Enfermeira Doutora Luciane Prado Kantorski. . Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Psiquiátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: reforma psiquiátrica, ambiência, avaliação de serviços de saúde, ensino de enfermagem e centro de atenção psicossocial.

Publicado

2014-04-15

Como Citar

1.
Miyai FT, Barros S, CORTES JM. O ALUNO DE ENFERMAGEM E O ENSINO DE SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 15º de abril de 2014 [citado 3º de agosto de 2026];35(1):94-101. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/37887

Edição

Seção

Artigos Originais