A PERCEPÇÃO DOS PAIS FRENTE AO SEU ENVOLVIMENTO NAS ATIVIDADES COM O(S) FILHO(S)

Autores

  • Mara Regina santos da Silva Universidade Federal do Rio Grande
  • Maria Emilia Nunes Bueno Universidade Federal do Rio Grande
  • Juliane Portella Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

Enfermagem, Relações pai-filho, Família, Paternidade

Resumo

Trata-se de um estudo descritivo exploratório com abordagem quantitativa, que buscou identificar a percepção do pai em relação à importância das necessidades do(s) filho(s); as estratégias utilizadas pelo pai para aproximar-se do(s) filho(s); analisar a influência das tarefas domésticas e da educação do(s) filho(s) na vida do pai. Os sujeitos foram 92 homens com filhos de idade até seis anos, residentes na cidade de Rio Grande, RS. Os resultados apontaram um pai mais participativo nas atividades com os filhos, que valoriza a confiança, a segurança e a proximidade com a família como principais necessidades da criança, e que priorizaram os progressos dos filhos bem como a atenção para ouvir e conversar. A educação dos filhos não agrega mais problemas do que imaginavam, permitindo-lhes planejar a vida como gostariam. Esses achados mostram que, na amostra estudada, o pai está conseguindo desenvolver ações mais afetivas e direcionadas para o envolvimento com o(s) filho(s).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Regina santos da Silva, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas de Família, Enfermagem e Saúde GEPEFES. Rio Grande do Sul, Brasil.

Maria Emilia Nunes Bueno, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande. Bolsista CAPES. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas de Família, Enfermagem e Saúde GEPEFES. Rio Grande do Sul, Brasil.

Juliane Portella Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas de Família, Enfermagem e Saúde GEPEFES. Rio Grande do Sul, Brasil.

 

Publicado

2014-04-15

Como Citar

1.
santos da Silva MR, Nunes Bueno ME, Portella Ribeiro J. A PERCEPÇÃO DOS PAIS FRENTE AO SEU ENVOLVIMENTO NAS ATIVIDADES COM O(S) FILHO(S). Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 15º de abril de 2014 [citado 18º de abril de 2024];35(1):14-21. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/36602

Edição

Seção

Artigos Originais