ASSOCIAÇÃO DAS SUB-ESCALAS DE BRADEN COM O RISCO DO DESENVOLVIMENTO DE ÚLCERA POR PRESSÃO

Autores/as

  • Bruna Pochmann Zambonato
  • Michelli Cristina Silva de Assis Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Mariur Gomes Beghetto Escola de Enfermagem UFRGS

Palabras clave:

ulcera por pressão, enfermagem, escalas

Resumen

Úlceras por pressão (UP) podem aumentar a incidência de complicações hospitalares, devendo-se prevenir este dano. A Escala de Braden destaca-se como instrumento para avaliar o risco de UP. O estudo objetivou identificar quais alterações, na pontuação das subescalas de Braden, estão associadas com o risco do desenvolvimento de UP.
Empregou-se regressão logística em uma coorte retrospectiva realizada no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, em adultos hospitalizados em unidades clínicas e cirúrgicas, de outubro de 2005 a junho de 2006. Foram avaliados os registros de banco de dados de 1503 pacientes, com idade de 55,5±16 anos, sendo 52,7% do sexo feminino.
A incidência de UP foi de 1,8%, e foi associada com diabetes e insuficiência cardíaca. Houve mais UP em pacientes com pior percepção sensorial, mobilidade, atividade e na presença de umidade. Não houve associação entre nutrição e UP. Exceto nutrição, as demais subescalas de Braden mostraram-se preditivas de UP.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruna Pochmann Zambonato

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Michelli Cristina Silva de Assis, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Comissão de Suporte Nutricional, Serviço de Nutrologia.

Mariur Gomes Beghetto, Escola de Enfermagem UFRGS

Professora adjunta do Depatamento de Assistência e Orientação Profissional (DAOP) da Escola de Enfermagem da UFRGS. Enfermeira (UFRGS), doutora em Epidemiologia e mestre em Ciências Médicas: Endocrinologia pela Faculdade de Medicina da UFRGS. Tem experiência na área de epidemiologia, enfermagem e terapia nutricional. Participa e coordena atividades de pesquisa e extensão na área da obesidade infanto-juvenil e terapia nutricional.

Publicado

2013-07-08

Cómo citar

1.
Zambonato BP, de Assis MCS, Beghetto MG. ASSOCIAÇÃO DAS SUB-ESCALAS DE BRADEN COM O RISCO DO DESENVOLVIMENTO DE ÚLCERA POR PRESSÃO. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 8 de julio de 2013 [citado 28 de abril de 2025];34(2):21-8. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/32874

Número

Sección

Artigos Originais