VULNERABILIDADE DAS CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE SAÚDE: IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM

Autores

  • Andressa da Silveira Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Eliane Tatsch Neves Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Palavras-chave:

Saúde da Criança, Enfermagem Pediátrica, Vulnerabilidade, Família.

Resumo

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória que objetivou descrever a vulnerabilidade das crianças com necessidades especiais de saúde para o cuidado e manutenção da vida no cotidiano. Os sujeitos foram 10 familiares/cuidadores de crianças em uma unidade de internação pediátrica de um hospital de ensino. Os dados
foram produzidos por meio do método criativo e sensível, mediado pelas dinâmicas de criatividade e sensibilidade
e submetidos à análise de discurso francesa. Os resultados apontaram que as crianças possuem vulnerabilidade
individual, social e programática traduzidas pela sua fragilidade clínica, a dificuldade de acesso aos serviços de saúde e a inexistência de políticas públicas específicas. Recomenda-se a reestruturação do sistema de referência e contrarreferência, programas e políticas públicas de saúde específicas para essa clientela. Para isso, torna-se relevante que os profissionais de enfermagem proporcionem, aos familiares/cuidadores, momentos de escuta, reconhecendo na subjetividade do cuidado desenvolvido pelo familiar no domicílio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa da Silveira, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Enfermeira. Especialista em Saúde Coletiva. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista REUNI. Docente da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas Famílias e Sociedade/UFSM.

Eliane Tatsch Neves, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS, 1995); especialista em Enfermagem Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras – SOBEP, 2009); mestrado pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/RS, 2002); e doutorado pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/RJ, 2007) com estágio doutoral junto a Culture and Mental Health Research Unit (McGill University - Montreal, Canadá). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, exercendo a docência nos Cursos de Graduação e Pós-graduação - Mestrado em Enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem pediátrica; política e problemática da saúde da criança no contexto social brasileiro; criança com necessidades especiais de saúde; educação em saúde; empoderamento com uma abordagem sócio-cultural para a promoção de saúde. Integrante dos Grupos de Pesquisa: Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade e Cuidado, Saúde e Enfermagem (UFSM/RS); e do Núcleo de Pesquisa em Enfermagem em Saúde da Criança (NUPESC/EEAN/UFRJ).

Downloads

Publicado

2013-02-05

Como Citar

1.
da Silveira A, Neves ET. VULNERABILIDADE DAS CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE SAÚDE: IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 5º de fevereiro de 2013 [citado 26º de abril de 2025];33(4):172-80. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/25870

Edição

Seção

Artigos Originais