PERCEPÇÕES DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE SEU TRABALHO EM UMA UNIDADE DE QUEIMADOS

Autores/as

  • Maria de Lourdes Custódio Duarte Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciana Lemos
  • Lisiane Nunes Zanini
  • Zoraide Immich Wagnes

Palabras clave:

Enfermagem, Trabalhadores, Percepção, Queimaduras, Hospitaliazação

Resumen

O objetivo do estudo foi analisar a percepção dos profissionais de enfermagem sobre o seu trabalho em uma Uni- dade de Tratamento ao Queimado de um hospital público no Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, desenvolvido a partir de entrevistas semi-estruturadas com 20 profissionais da equipe de enfermagem. A análise dos dados possibilitou a emergência de três categorias: O significado de trabalhar em uma Unidade de Tratamento ao Queimado; Dificuldades enfrentadas no cotidiano do trabalho; Estratégias utilizadas pela enfermagem no exercício do trabalho. Conclui-se que é dever das instituições, onde as Unidades de Tratamen- to ao Queimado estão locadas, proporcionar espaços de apoio psicológico no atendimento às demandas dos profis- sionais que prestam assistência às vítimas de trauma térmico. Às instituições de ensino, enfatiza-se a necessidade de dar maior ênfase a essa área durante a formação dos futuros profissionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria de Lourdes Custódio Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira, Mestre em Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP (EERP-USP), Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Profª Assistente da Universidade Federal do Pampa(Unipampa).

 

Luciana Lemos

Enfermeira Assistencial do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Especialista em Urgência e Emergência pela Escola São Camilo

Lisiane Nunes Zanini

Enfermeira do Apoio Gerencial do Hospital são José do Setor de Neurorradiologia Intervencionista. Especialista em Gerenciamento dos Serviços de Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS).

Zoraide Immich Wagnes

Enfermeira Assistencial da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Pronto Socorro(HPS) de Porto Alegre

Publicado

2012-05-08

Cómo citar

1.
Duarte M de LC, Lemos L, Zanini LN, Wagnes ZI. PERCEPÇÕES DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE SEU TRABALHO EM UMA UNIDADE DE QUEIMADOS. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 8 de mayo de 2012 [citado 26 de abril de 2025];33(1):77-84. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/21343

Número

Sección

Artigos Originais