Demandas de atendimento psiquiátrico em um hospital universitário

Autores

  • Naiara Gajo Siva Universidade Federal de Mato Grosso
  • Alice Guimarães Bottaro de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso
  • Patricia Haranaka Ide Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

hospitais gerais, assistência ao paciente, enfermagem psiquiátrica, saúde mental

Resumo

 

Estudo transversal que objetivou descrever a demanda psiquiátrica em um hospital universitário de Cuiabá, Mato Grosso, e conhecer a situação atual de atendimento a essa demanda. Os dados foram coletados nos prontuários dos pacientes internados em um hospital universitário, de junho-agosto de 2009, constituindo uma amostra de 551 prontuários. Apesar de apontada pela literatura como despreparada, a enfermagem é a categoria profissional que
mais identifica a demanda psiquiátrica existente neste hospital. O plano de tratamento a essa demanda se restringiu a medicação, nove avaliações de psicologia e 13 de interconsulta médica psiquiátrica, sem participação significativa da enfermagem. A abordagem de aspectos emocionais e/ou mentais repercute em melhoria na qualidade da assistência de enfermagem, sendo necessário que os enfermeiros se capacitem para isto. Para viabilização disto sugerimos uma reflexão sobre a necessidade da interconsulta de enfermagem psiquiátrica neste hospital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naiara Gajo Siva, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em ENFERMAGEM pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009), vinculada ao Núcleo de Estudos em Saúde Mental de MT (NESM-MT/FAEN). Mestranda em Enfermagem - FAEN/UFMT.

Alice Guimarães Bottaro de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora associada da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso onde atua no Curso de Graduação (Enf. em Saúde Mental) e no Programa de Mestrado - linha de pesquisa Trabalho e cuidado em saúde mental. É lider do Grupo de Pesquisa NESM-MT - Núcleo de Estudos em Saúde Mental de Mato Grosso. Graduada em Enfermagem pela UFMT (1979), mestre em Enfermagem pela UFSC (1998), doutora em Enfermagem Psiquiátrica pela USP (2003). É revisora de vários periódicos da área de Enfermagem e Saúde Coletiva. Tem experiência na área de Enfermagem e Saúde Coletiva/saúde mental, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, reforma psiquiátrica, enfermagem psiquiátrica e atenção psicossocial. Coordena projeto de pesquisa sobre a assistência à pessoas com transtorno mental em hospital universitário e a saúde mental de trabalhadores da saúde.

Patricia Haranaka Ide, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Cuiabá (2008). Bolsista de Apoio Técnico (Nível Superior) do Projeto SAMEGE - HUJM Assistência à Saúde Mental no Hospital Geral Universitário.

Downloads

Publicado

2011-10-31

Como Citar

1.
Siva NG, Oliveira AGB de, Ide PH. Demandas de atendimento psiquiátrico em um hospital universitário. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 31º de outubro de 2011 [citado 9º de agosto de 2026];32(3):531. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/17018

Edição

Seção

Artigos Originais