Acoplamento estrutural das instituições de longa permanência para idosos com sistemas societais do entorno
Palavras-chave:
Idoso, Instituição de Longa Permanência para Idosos, Teoria de SistemasResumo
Estudo em seis Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), destinadas a idosos de baixa renda, em trêsregiões do país, com o objetivo de analisar como o sistema organizacional interno das ILPIs mantinha acoplamento
estrutural com sistemas do entorno. Os dados foram coletados por observação e entrevista e a análise fundamentou-
se nas concepções da Teoria Luhmanniana de Sistemas Sociais. Como resultado, as regras de pertencimento
não promoviam propostas assistenciais que contemplassem o estímulo à vida autônoma e exercício da individualidade
dos residentes. Os acoplamentos estruturais com o meio externo geravam ressonâncias negativas nas ILPIs,
como ausência de vínculo com as ações programáticas do serviço público de atenção básica de saude, impossibilidade
de manter equipe multiprofissional, de adequar totalmente a infraestrutura e de remover a distância dos
familiares da rotina. Como ressonância positiva, havia a potecialização da equipe pela presença de estudantes e
respectivos docentes.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-07-29
Como Citar
1.
Creutzberg M, Gonçalves LHT, Santos BL dos, Santos SS da C, Pelzer MT, Portella MR, Scortegagna H de M, Rodrigues RP, Marques S, Sales ZN, Souza A dos S, Alvarez AM, Schier J, Sena EL da S, Meira EC. Acoplamento estrutural das instituições de longa permanência para idosos com sistemas societais do entorno. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 29º de julho de 2011 [citado 26º de abril de 2025];32(2):219. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/16629
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.