Acesso a serviços de saúde: olhar de usuários de uma unidade de saúde da família

Autores

  • Áurea Christina de Paula Corrêa Universidade Federal de Mato Grosso
  • Graziela Souza Pinto Cruz Universidade Federal de Mato Grosso
  • Flávia Ferreira Universidade Federal de Mato Grosso
  • Inês de Cássia Franco Pedrosa Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Atenção à saúde

Resumo

O acesso aos serviços de saúde é um direito de todo brasileiro, e guarda relação com os princípios do acolhimento e vínculo. Neste estudo de abordagem qualitativa, que tomou por referência a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, objetiva-se analisar a concepção de usuários de uma Unidade de Saúde da Família de Cuiabá, Mato Grosso, sobre acesso, acolhimento e vínculo. Realizou-se um estudo de caso, sendo os dados coletados através de entrevistas semi-estruturadas, analisados através da técnica de análise temática. Os resultados apresentam o acesso concebido de forma nem sempre positiva devido à demora no atendimento e baixa resolutividade, induzindo a busca por outros serviços. O desconhecimento de seus direitos como usuários e a incipiente organização da rede de serviços explicam, em alguma medida, a percepção do usuário, apontando para a necessidade de reorganização do serviço e da própria rede, como porta de entrada do sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Áurea Christina de Paula Corrêa, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Enfermagem da UFMT. Líder do Grupo de Pesquisa Projeto Argos da UFMT.

Graziela Souza Pinto Cruz, Universidade Federal de Mato Grosso

Aluna do Curso de Graduação em Enfermagem da UFMT

Flávia Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso

Aluna do Curso de Graduação em Enfermagem da UFMT

Inês de Cássia Franco Pedrosa, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira mestranda pela UFMT, desenvolvendo projetos de pesquisa na área de concentração: Processos e Práticas em Saúde e Enfermagem, na linha de pesquisa: Trabalho, cuidados e Subjetividades em saúde.

Downloads

Publicado

2011-10-31

Como Citar

1.
Corrêa Áurea C de P, Cruz GSP, Ferreira F, Pedrosa I de CF. Acesso a serviços de saúde: olhar de usuários de uma unidade de saúde da família. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 31º de outubro de 2011 [citado 9º de agosto de 2026];32(3):451. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/16593

Edição

Seção

Artigos Originais