Adolescente que cumpre medida socioeducativa: modos de ser no cotidiano e possibilidades para enfermagem

Autores

  • Stela Maris de Mello Padoin Universidade Federal de Santa Maria
  • Dilce Rejane Peres do Carmo Unidade do Centro de Atendimento Socioeducativo de Internação Rio Grande do Su
  • Cristiane Cardoso de Paula Universidade Federal de Santa Maria
  • Ivis Emilia de Oliveira Sozua Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Saúde do Adolescente, Adolescente institucionalizado, Enfermagem, Filosofia.

Resumo

Objetivou compreender o cotidiano do ser-adolescente que cumpre medida socioeducativa de semiliberdade. Investigação fenomenológica, desenvolvida em unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo, no Rio Grande do Sul. A entrevista foi desenvolvida com nove adolescentes, entre fevereiro e maio de 2009. A análise heideggeriana des-velou que vivenciar a medida socioeducativa significa uma prisão, algo ruim. Sabe que não está no sistema penitenciário por conta da idade e re-conhece que jogou fora sua adolescência. Na instituição vai à escola para aprender algo, para arrumar algum trabalho. Mostra-se no modo de ser do falatório, ambiguidade e ocupação. Conclui-se que o adolescente está-lançado naquilo que está determinado, mantém-se na impessoalidade. Para reinserção social precisa de ajuda do sistema socioeducativo, mediado pelo trabalho interdisciplinar, rede de apoio de co-responsabilidade da família, comunidade e Estado.

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Biografia do Autor

Stela Maris de Mello Padoin, Universidade Federal de Santa Maria

&entro de Ciencias da Saúde Departametno de Enfermagem

Dilce Rejane Peres do Carmo, Unidade do Centro de Atendimento Socioeducativo de Internação Rio Grande do Su

Enfermeira. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Responsável Técnica do Serviço de Enfermagem da Unidade do Centro de Atendimento Socioeducativo de Internação Rio Grande do Sul, Brasil.

Cristiane Cardoso de Paula, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Pediátrica. Doutora pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Líder do grupo de pesquisa Cuidado a saúde das pessoas, famílias e sociedade

Ivis Emilia de Oliveira Sozua, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Titular do Departamento de Enfermagem Materno Infantil da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro

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Publicado

2011-10-31

Como Citar

1.
de Mello Padoin SM, Carmo DRP do, Paula CC de, Sozua IE de O. Adolescente que cumpre medida socioeducativa: modos de ser no cotidiano e possibilidades para enfermagem. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 31º de outubro de 2011 [citado 26º de abril de 2025];32(3):472. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/16299

Edição

Seção

Artigos Originais