Promoção do Letramento em Saúde na Adolescência em duas escolas públicas do Rio de Janeiro: pesquisa-ação
Resumo
Objetivo: identificar demandas de letramento em saúde entre adolescentes de escolas públicas e implementar estratégias educativas digitais cocriadas para promover o acesso qualificado à informação em saúde.
Método: estudo qualitativo, descritivo, com abordagem de pesquisa-ação, realizado entre maio e novembro de 2024. Utilizou-se técnicas participativas, tais como “chuva de ideias” e rodas de conversa, com estudantes de 14 a 19 anos. A partir da escuta das demandas e da análise de conteúdos informacionais, procedeu-se à reestruturação de um perfil no Instagram® e à criação de um canal no TikTok® com conteúdos cocriados com os adolescentes.
Resultados: as demandas de letramento identificadas incluíram lacunas conceituais e baixa capacidade de avaliação crítica em temas como saúde mental, sexualidade e gênero, alimentação, uso de substâncias, violência, bullying e racismo. A intervenção envolveu adaptação da linguagem, inclusão de novas temáticas e reformulação das estratégias comunicacionais, o que resultou em um maior engajamento e apropriação dos conteúdos pelos adolescentes.
Conclusão: a incorporação das demandas identificadas aos conteúdos digitais e ações presenciais reforçam o potencial das mídias sociais e metodologias participativas na promoção do letramento em saúde, indicando a importância de políticas públicas que articulem tecnologias digitais, escuta qualificada e protagonismo juvenil.
Descritores: Letramento em saúde; Adolescência; Pesquisa qualitativa; Mídias sociais; Promoção de saúde.
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