Promoção do Letramento em Saúde na Adolescência em duas escolas públicas do Rio de Janeiro: pesquisa-ação

Autores

  • Tarciso Feijó da Silva
  • Elaine Lutz Martins
  • Rogério Bittencourt de Miranda
  • Hugo Pinto de Almeidaa
  • Juliana de Moura Rodrigues
  • Bruno Santos Moreira
  • Nicolle Silva de Menezes
  • Luciana Alves Paixão

Resumo

Objetivo: identificar demandas de letramento em saúde entre adolescentes de escolas públicas e implementar estratégias educativas digitais cocriadas para promover o acesso qualificado à informação em saúde.
Método: estudo qualitativo, descritivo, com abordagem de pesquisa-ação, realizado entre maio e novembro de 2024. Utilizou-se técnicas participativas, tais como “chuva de ideias” e rodas de conversa, com estudantes de 14 a 19 anos. A partir da escuta das demandas e da análise de conteúdos informacionais, procedeu-se à reestruturação de um perfil no Instagram® e à criação de um canal no TikTok® com conteúdos cocriados com os adolescentes.
Resultados: as demandas de letramento identificadas incluíram lacunas conceituais e baixa capacidade de avaliação crítica em temas como saúde mental, sexualidade e gênero, alimentação, uso de substâncias, violência, bullying e racismo. A intervenção envolveu adaptação da linguagem, inclusão de novas temáticas e reformulação das estratégias comunicacionais, o que resultou em um maior engajamento e apropriação dos conteúdos pelos adolescentes.
Conclusão: a incorporação das demandas identificadas aos conteúdos digitais e ações presenciais reforçam o potencial das mídias sociais e metodologias participativas na promoção do letramento em saúde, indicando a importância de políticas públicas que articulem tecnologias digitais, escuta qualificada e protagonismo juvenil.
Descritores: Letramento em saúde; Adolescência; Pesquisa qualitativa; Mídias sociais; Promoção de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-08-17

Como Citar

1.
Feijó da Silva T, Lutz Martins E, Bittencourt de Miranda R, Pinto de Almeidaa H, de Moura Rodrigues J, Santos Moreira B, et al. Promoção do Letramento em Saúde na Adolescência em duas escolas públicas do Rio de Janeiro: pesquisa-ação. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 17º de agosto de 2025 [citado 28º de agosto de 2025];46. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/149579