Facilidades e barreiras para a realização do Papanicolaou em mulheres do interior do Amazonas

Autores

  • Josiane Montanho Mariño
  • Carla Marins Silva
  • Uenderson Alivad Oliveira da Silva
  • Letícia Costa Wanderley
  • Ana Selma da Silva
  • Marina de Góes Salvetti

Resumo

Objetivo: Identificar as facilidades e barreiras para a realização do Papanicolaou em mulheres do interior do Amazonas.
Método: Estudo exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa, realizado com 37 mulheres em duas unidades básicas de saúde do município de Coari, Amazonas, no período de março a abril de 2022. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada individual e técnica de grupo focal audiogravada. O material obtido foi submetido à Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin, ancorando-se ao referencial teórico do modelo de crenças em saúde.
Resultados: As facilidades para realizar o exame preventivo foram: acesso ao serviço de saúde, disponibilidade do exame nas unidades de saúde fluviais, convite do profissional de saúde e morar na área urbana. As principais barreiras foram: falta de fichas, tempo, escassez de profissionais, demora na entrega do exame, impedimentos do marido, ausência de informação sobre o exame, dificuldade financeira, vergonha, medo, fatalismo e dificuldades geográficas.
Conclusão: As principais barreiras que afetam as taxas de adesão ao exame foram aspectos institucionais, individuais e psicoemocionais. Ações estruturais, relacionadas à gestão do serviço de saúde e ações educativas voltadas à prevenção e promoção da saúde podem melhorar a eficácia dos programas de rastreamento.
Descritores: Neoplasias do Colo do Útero; Teste de Papanicolaou; Enfermagem; Atenção Primária à Saúde; Acessibilidade aos Serviços de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-08-17

Como Citar

1.
Montanho Mariño J, Marins Silva C, Alivad Oliveira da Silva U, Costa Wanderley L, Selma da Silva A, de Góes Salvetti M. Facilidades e barreiras para a realização do Papanicolaou em mulheres do interior do Amazonas. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 17º de agosto de 2025 [citado 28º de agosto de 2025];46. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/149576