Comportamento sexual, perfil sorológico e uso de substâncias psicoativas entre profissionais do sexo

Autores

  • Elton Brás Camargo Júnior
  • Nelson Silva Rodrigues Júnior
  • Gilson Gonçalves Silva
  • Ana Cleides Pereira dos Santos
  • Cristhiane Campos Marques
  • Berenice Moreira

Resumo

Objetivo: Analisar a prevalência de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e uso de substâncias psicoativas entre profissionais do sexo e sua relação com o comportamento sexual.
Método: Estudo transversal, realizado no interior do estado de Goiás, Brasil, com profissionais do sexo. Comportamentos sexuais foram avaliados e informações sobre o uso de substâncias foram obtidas pelo The Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening. Exames laboratoriais detectaram o vírus da imunodeficiência humana (HIV), sífilis, hepatite B e hepatite C. Foram realizadas análises descritivas, qui-quadrado e regressão logística.
Resultados: Participaram 104 profissionais do sexo (88,4% mulheres). As prevalências de IST foram: HIV (1,9%), sífilis (14,4%), cicatriz sorológica de hepatite B (3,8%) e hepatite C (1,9%). O uso inconsistente de preservativo foi relatado por 64,4% dos profissionais do sexo. Com maior padrão de uso abusivo/dependência verificou-se o tabaco (53,8%), álcool (43,3%), maconha (29,8%) e cocaína (26,9%). Não foram identificadas associações significativas entre o uso de preservativo e o uso de substâncias.
Conclusão: Evidenciou-se elevada prevalência de sífilis, o uso inconsistente de preservativo e o padrão de uso abusivo/dependência de substâncias entre profissionais do sexo. Os achados reforçam a necessidade de estratégias efetivas de prevenção combinada de IST, ações de redução de danos e intervenções assistenciais específicas para essa população vulnerável.
Descritores: Comportamento sexual; Sorologia; Infecções sexualmente transmissíveis; Drogas; Profissionais do sexo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-08-17

Como Citar

1.
Brás Camargo Júnior E, Silva Rodrigues Júnior N, Gonçalves Silva G, Pereira dos Santos AC, Campos Marques C, Moreira B. Comportamento sexual, perfil sorológico e uso de substâncias psicoativas entre profissionais do sexo. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 17º de agosto de 2025 [citado 28º de agosto de 2025];46. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/149572