Avaliação do nível de distress em mulheres sobreviventes de câncer de mama: estudo longitudinal

Authors

  • Maria das Graças Silva Matsubara
  • Kawine Varga de Almeida Santana
  • Cristiane Decat Bergerot
  • Edvane Birelo Lopes De Domenico

Abstract

Objetivos: Avaliar o nível de distress e sua correlação com características sociodemográficas e clínicas de mulheres sobreviventes de câncer de mama.
Método: Estudo descritivo-analítico, longitudinal e quantitativo, realizado em um cancer center no Brasil entre 2021 e 2022, nos tempos três (T1), seis (T2) e nove (T3) meses do término de tratamento oncológico cirúrgico e clínico (exceto terapia endócrina). Foram aplicados o questionário de caracterização sociodemográfica e clínica e o Termômetro de Distress com uma lista de problemas com 35 itens, distribuídos em cinco domínios: prático, familiar, emocional, espiritual e físico. Análise dos dados: teste de independência, Qui quadrado, não paramétrico U de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis (p ≤ 0,05).
Resultados: Composto por 101 participantes, a maioria era casada ou mantinha união estável, e o distress avaliado foi > 4. Os problemas mais incidentes foram os emocionais, espirituais e físicos. Mulheres com idade mais avançada demonstraram aumento do nível distress no T1 e T3, e quanto maior o grau de instrução, maiores os níveis de distress, com significância estatística em T2 e T3.
Conclusão: A maioria das mulheres apresentou problemas emocionais, espirituais e físicos, o que enfatiza a necessidade de uma abordagem multidimensional no cuidado das sobreviventes de câncer de mama.
Descritores: Sobreviventes de câncer; Neoplasias da mama; Qualidade de vida; Angústia psicológica.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-08-17

How to Cite

1.
das Graças Silva Matsubara M, Varga de Almeida Santana K, Decat Bergerot C, Birelo Lopes De Domenico E. Avaliação do nível de distress em mulheres sobreviventes de câncer de mama: estudo longitudinal. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2025 Aug. 17 [cited 2025 Aug. 29];46. Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/149571

Issue

Section

Artigos Originais