Interprofissionalidade em Residências Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde no Brasil: uma revisão de escopo
Resumo
Objetivo: Analisar a literatura sobre a Educação Interprofissional em Residências Multiprofissionais em Saúde no contexto da Atenção Primária à Saúde no Brasil.
Método: Realizou-se buscas entre setembro de 2023 e janeiro de 2024, nas bibliotecas e bases de dados: Medline/Pubmed; Cochrane Library; Scopus; Embase; Web of Science; SciELO; Lilacs e BDENF via Biblioteca Virtual em Saúde; Catálogo de Teses e Dissertações
CAPES; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações; e, Google Acadêmico. A seleção ocorreu por duas pesquisadoras de forma independente, utilizando o software Rayyan®. Para a análise dos dados, utilizou-se análise de conteúdo temática, com auxílio do software IRAMUTEQ® na fase de tratamento dos resultados obtidos.
Resultados: Foram identificados 3.407 textos, com 1.558 duplicados, 1.791 excluídos após a leitura de título e resumos e 52 após a leitura completa. Foram incluídos seis textos na revisão. O processamento resultou em seis classes: cenário; competências trabalhadas; obstáculos; relacionamentos entre os profissionais; processos de trabalho; e, resultados.
Conclusão: O estudo aponta que a Educação Interprofissional em Residências Multiprofissionais, por meio das atividades conjuntas entre a equipe no cotidiano, impulsiona mudanças na formação e na qualificação do trabalho na Atenção Primária à Saúde, indicando avanços, desafios e caminhos para consolidar as práticas colaborativas.
Descritores: Atenção Primária à Saúde; Estratégia Saúde da Família; Educação Interprofissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.