Risco relativo e sinais e sintomas de médicos expostos à Fumaça Cirúrgica: Estudo de Coorte

Autores

  • Nathanye Crystal Stanganelli Caus
  • Aline Franco da Rocha
  • Helenize Ferreira Lima Leach
  • Larissa Padoin Lopes
  • Vitória Delma Barbosa de Souza
  • Anayque Taihara de Oliveira Ribeiro
  • Gláucia Maria Canato
  • Renata Perfeito Ribeiro

Resumo

Objetivo: Determinar o risco relativo e o tempo para o desenvolvimento de sinais e sintomas relacionados à exposição à fumaça cirúrgica em médicos residentes.
Método: Coorte prospectiva, com 55 médicos residentes expostos à fumaça cirúrgica e 45 não expostos. A coleta ocorreu em duas instituições hospitalares do Sul do Brasil, em oito momentos, de março de 2018 a fevereiro de 2020, utilizando-se um formulário contendo informações sociodemográficas, laborais, sinais, sintomas e medidas preventivas autorreferidas, sendo conduzido por pesquisadores capacitados, que acompanharam os participantes durante todo o processo. Foram utilizadas estatísticas descritivas, Qui-quadrado, regressão de COX e Kaplan-Meier para análise de associação, risco e tempo de aparecimento dos sinais e sintomas.
Resultados: Residentes expostos apresentaram 1,5 vezes mais risco de desenvolver sinais e sintomas (IC 95%: 0,99-2,42; p=0,05). Os sintomas respiratórios e oculares mais incidentes foram sensação de corpo estranho na garganta (HR: 3,86; p<0,001), ardência de faringe (HR: 2,49; p=0,02), irritação dos olhos (HR: 3,43; p<0,001) e lacrimejamento (HR: 4,95; p<0,001). O tempo mediano para o desenvolvimento de sintomas foi de 16 meses (IIQ 95%: 14,8-17,1).
Conclusão: Residentes expostos à fumaça cirúrgica têm maior risco de desenvolver sintomas ocupacionais, com tempo médio de 16 meses para seu aparecimento.
Descritores: Enfermagem; Sinais e Sintomas; Exposição por Inalação; Exposição Ocupacional; Saúde Ocupacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-06-14

Como Citar

1.
Crystal Stanganelli Caus N, Franco da Rocha A, Ferreira Lima Leach H, Padoin Lopes L, Barbosa de Souza VD, Taihara de Oliveira Ribeiro A, et al. Risco relativo e sinais e sintomas de médicos expostos à Fumaça Cirúrgica: Estudo de Coorte. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 14º de junho de 2025 [citado 29º de agosto de 2025];46. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/148215

Edição

Seção

Artigos Originais