Produção insuficiente de leite materno (00216): validação clínica
Resumen
Objetivo: Submeter o diagnóstico de enfermagem "Produção insuficiente de leite materno" (00216) à validação clínica.
Método: Estudo transversal de validação clínica de diagnóstico de enfermagem. Foram utilizadas medidas de acurácia diagnóstica (sensibilidade, especificidade, valores preditivos positivo e negativo) para análise, considerando a Classificação dos Diagnósticos de Enfermagem da NANDA International. Os dados foram coletados junto a puérperas e seus filhos, de junho de 2023 a abril de 2024, em setores de alojamento conjunto e ambulatório de neonatologia de um hospital público de ensino.
Resultados: Amostra de 205 díades. A idade das mães variou de 18 a 44 anos. A maioria dos bebês era do sexo masculino (n=109; 53,17%), com 2 a 37 dias de vida (média de 3,99+3,41 dias) e 169 (82,44%) nascidos a termo (entre 37 semanas e 41 semanas e 6 dias). O diagnóstico estava presente em 10 díades (4,88%). A Característica Definidora “Baixo ganho de peso para a faixa etária” mostrou sensibilidade de 60%, especificidade de 96,9% e valor preditivo negativo de 97,9% (p<0,0001).
Conclusão: O diagnóstico de enfermagem "Produção insuficiente de leite materno" (00216) foi validado clinicamente. A Característica Definidora “Baixo ganho de peso para a faixa etária” mostrou-se relevante ao diagnóstico estudado.
Descritores: Aleitamento materno, Diagnóstico de enfermagem, Processo de enfermagem, Terminologia padronizada em enfermagem, Estudo de validação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.