Prevenção de lesão por uso de dispositivo de ventilação não invasiva em prematuros: revisão sistemática

Autores

  • João Emanuel Pereira Domingosa
  • Ana Raquel Bezerra Saraiva Tavares
  • Vanusa Maria Gomes Napoleão Silva
  • Beatriz de Castro Magalhães de Castro Magalhães
  • Guilhermi da Silva Maia
  • Edna Maria Camelo Chaves Camelo Chaves

Resumo

Objetivo: Identificar as evidências científicas quanto aos cuidados preventivos de lesão por pressão relacionada ao uso de ventilação não invasiva em recém-nascidos prematuros.
Método: Revisão sistemática da literatura, realizada nas bases PubMeb/Medline, EMBASE, Scopus, Web of Science, CINAHL-EBSCO e LILACS via Biblioteca Virtual de Saúde. Foram incluídos ensaios clínicos randomizados controlados, sem restrição de idiomas e sem recorte temporal. A qualidade metodológica foi avaliada por meio do sistema Grading of Recommendations  Assessment, Development and Evaluation, e o risco de viés por meio da Revised Cochrane risk-of-bias tool for randomized trials.
Resultados: A busca identificou nove ensaios clínicos randomizados, publicados em inglês, entre os anos de 2010 e 2021. A maioria dos estudos foi classificada com alta qualidade de evidência. Todos realizaram alocação aleatória e com baixo de risco viés.
Conclusão: Evidências de alta qualidade recomendam a adoção da rotação sistêmica entre máscara e pronga nasal, associada ao uso de barreira protetora com hidrocoloide, como intervenção preventiva prioritária para reduzir as lesões por pressão em prematuros submetidos à ventilação não invasiva. Integrada à inspeção diária da integridade da pele e à manutenção adequada da umidificação, essa estratégia promove um cuidado seguro, eficaz e de alta qualidade.
Descritores: Lesão por Pressão. Pressão Positiva Contínua Nas Vias Aéreas. Recém-Nascido Prematuro. Enfermagem Neonatal. Unidades de Terapia Intensiva Neonatal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-04-27

Como Citar

1.
Pereira Domingosa JE, Bezerra Saraiva Tavares AR, Gomes Napoleão Silva VM, de Castro Magalhães B de CM, da Silva Maia G, Camelo Chaves EMCC. Prevenção de lesão por uso de dispositivo de ventilação não invasiva em prematuros: revisão sistemática. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 27º de abril de 2025 [citado 28º de abril de 2025];46. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/147133

Edição

Seção

Artigos de Revisão