Prevenção de lesão por uso de dispositivo de ventilação não invasiva em prematuros: revisão sistemática
Resumo
Objetivo: Identificar as evidências científicas quanto aos cuidados preventivos de lesão por pressão relacionada ao uso de ventilação não invasiva em recém-nascidos prematuros.
Método: Revisão sistemática da literatura, realizada nas bases PubMeb/Medline, EMBASE, Scopus, Web of Science, CINAHL-EBSCO e LILACS via Biblioteca Virtual de Saúde. Foram incluídos ensaios clínicos randomizados controlados, sem restrição de idiomas e sem recorte temporal. A qualidade metodológica foi avaliada por meio do sistema Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation, e o risco de viés por meio da Revised Cochrane risk-of-bias tool for randomized trials.
Resultados: A busca identificou nove ensaios clínicos randomizados, publicados em inglês, entre os anos de 2010 e 2021. A maioria dos estudos foi classificada com alta qualidade de evidência. Todos realizaram alocação aleatória e com baixo de risco viés.
Conclusão: Evidências de alta qualidade recomendam a adoção da rotação sistêmica entre máscara e pronga nasal, associada ao uso de barreira protetora com hidrocoloide, como intervenção preventiva prioritária para reduzir as lesões por pressão em prematuros submetidos à ventilação não invasiva. Integrada à inspeção diária da integridade da pele e à manutenção adequada da umidificação, essa estratégia promove um cuidado seguro, eficaz e de alta qualidade.
Descritores: Lesão por Pressão. Pressão Positiva Contínua Nas Vias Aéreas. Recém-Nascido Prematuro. Enfermagem Neonatal. Unidades de Terapia Intensiva Neonatal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.