Sintomas depressivos, ansiedade e estresse e o uso de plantas medicinais por acadêmicos de enfermagem

Autores/as

  • Marcella Cecilio de Almeida
  • Raquel Valente de Souza
  • Gabrielli Sousa dos Santos
  • Joyce Assunção Barros
  • Adriana Cristina Nicolussi

Resumen

Objetivo: verificar a presença de sintomas de depressão, ansiedade e estresse por acadêmicos de enfermagem relacionados ao uso de plantas medicinais.
Método: estudo transversal realizado em janeiro e novembro de 2023, de forma virtual com alunos de graduação em enfermagem de uma universidade pública de Minas Gerais, Brasil. Foi realizada análise estatística descritiva, cálculo de média e desvio padrão e  Teste t independente para comparação entre os grupos.
Resultados: participaram 73 estudantes, que relataram sintomas graves ou extremamente graves de depressão (35,6%), ansiedade (42,4%) e estresse (36,9%). A maioria (56,2%) utilizava plantas medicinais, sendo as mais frequentes: camomila, capim-cidreira, hortelã, boldo, babosa e erva-doce, principalmente para efeito calmante/relaxante, ansiedade, gripe/resfriado e estresse. Os discentes consumidores relataram melhora nos sintomas para os quais buscaram o uso e obtinham as plantas no próprio quintal,  contudo utilizaram de forma empírica.
Conclusão: o estudo evidenciou um amplo uso de plantas medicinais entre os acadêmicos de enfermagem. Os sintomas de depressão, ansiedade e estresse foram mais presentes entre os alunos que usavam plantas medicinais e entre aqueles matriculados nos períodos iniciais (1º ao 5º). A diferença entre os grupos foi estatisticamente significativa apenas para estresse, considerando o período cursado.
Descritores: Plantas Medicinais; Estudantes de Enfermagem; Depressão; Ansiedade; Estresse Psicológico.

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Publicado

2025-04-27

Cómo citar

1.
Cecilio de Almeida M, Valente de Souza R, Sousa dos Santos G, Assunção Barros J, Nicolussi AC. Sintomas depressivos, ansiedade e estresse e o uso de plantas medicinais por acadêmicos de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 27 de abril de 2025 [citado 28 de abril de 2025];46. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/147132

Número

Sección

Artigos Originais