Propriedades psicométricas da versão brasileira da Factors Influencing Adherence to Standard Precautions Scale

Autores

  • Gabriela da Cunha Januário
  • Vanderlei José Haas
  • Damiana Aparecida Trindade Monteiro
  • Elucir Gir
  • Fernanda Maria Vieira Pereira Ávila
  • Mariana Alvina dos Santos
  • Stephane Bouchoucha
  • Silmara Elaine Malaguti Toffano

Resumo

Objetivo: Avaliar as propriedades psicométricas da versão brasileira da Factors Influencing Adherence to Standard Precautions Scale.
Método: Estudo psicométrico envolvendo 407 profissionais de enfermagem de um hospital de Minas Gerais, Brasil. A coleta de dados ocorreu entre agosto de 2022 e setembro de 2023, por meio de um questionário sociodemográfico e da versão brasileira da referida escala. Para análise das propriedades psicométricas do instrumento, foram adotadas a validade baseada na estrutura interna, utilizando-se a análise fatorial confirmatória; e a fidedignidade, por meio do teste-reteste e da consistência interna.
Resultados: A análise fatorial confirmatória revelou um modelo adequadamente ajustado à estrutura dimensional. Os domínios apresentaram cargas fatoriais variando de 0,31 a 0,73 para liderança, 0,345 a 0,83 para justificativa, 0,12 a 0,69 para cultura e prática organizacional, 0,37 a 0,84 para dicas contextuais e 0,52 a 0,80 para julgamento. No que se refere à fidedignidade, observou-se boa correlação quanto aos domínios do instrumento, com intervalo de correlação intraclasse (0,48 a 0,95) e consistência interna (0,52 a 0,80).
Conclusão: A versão brasileira da escala revelou um modelo ajustado à estrutura dimensional proposta pelos autores australianos, o qual se apresentou válido, estável e fidedigno para identificar os fatores que influenciam a adesão às precauções-padrão de profissionais de enfermagem.
Descritores: Enfermagem; Equipe de enfermagem; Estudos de validação; Precauções universais; Psicometria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-04-24

Como Citar

1.
da Cunha Januário G, Haas VJ, Trindade Monteiro DA, Gir E, Vieira Pereira Ávila FM, Alvina dos Santos M, Bouchoucha S, Malaguti Toffano SE. Propriedades psicométricas da versão brasileira da Factors Influencing Adherence to Standard Precautions Scale. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 24º de abril de 2025 [citado 28º de abril de 2025];46. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/147075

Edição

Seção

Artigos Originais