Implementação da linha de cuidado à pessoa idosa em hospital escola
Resumo
Objetivo: Descrever o processo de desenvolvimento e implementação da Linha de Cuidado à Pessoa Idosa por meio de um projeto de melhoria
Métodos: Estudo transversal, realizado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre baseado no modelo de melhoria com ciclos de Planejar-Fazer-Estudar-Agir com resultados do período entre 2019 a 2024 coletados em bancos de dados da instituição. Realizada análise estatística descritiva.
Resultados: A Linha de Cuidado foi implementada nas internações, emergência e ambulatório, baseada na necessidade de cuidados complexos e considerando as condições mais prevalentes em pessoas idosas. As ações foram relacionadas à saúde mental, à mobilidade, à prescrição de medicações, na perspectiva das pessoas idosas e seus cuidadores, desenvolvidas com base no modelo de melhoria. Destacam-se as atividades de formação de time de campeões, diagnóstico situacional, construção de protocolos multiprofissionais de cuidado à pessoa idosa e de prevenção e tratamento de delirium, monitoramento de processos e novas ações com base nos resultados obtidos.
Conclusão: A Linha de Cuidado segue em implementação por meio de programa baseado em evidências da ciência da melhoria e das melhores práticas com pessoas idosas, permitindo qualificar a prática clínica, o ensino e a gestão do cuidado.
Descritores: Pessoas idosas; Serviços de saúde para idosos; Qualidade da assistência à saúde; Gestão da Qualidade Total.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.