Projeto de melhoria de qualidade para redução dos indicadores de infecção em terapia intensiva

Autores

  • Danielle de Mendonça Henrique
  • Sarah Cristina Fonseca de Souza Mousinho Barreto
  • Flavia Giron Camerini
  • Cintia Silva Fassarella
  • Vivian Shutz
  • Juliana Rodrigues Alves

Resumo

Objetivo: Analisar os indicadores de densidade de incidência de infecções relacionadas à assistência à saúde antes e após a implementação de um projeto de melhoria da qualidade em uma unidade de terapia intensiva.
Método: Estudo quase-experimental, realizado entre janeiro de 2017 e dezembro de 2020, que compreendeu o período antes e após a implementação de um projeto de melhoria da qualidade para redução dos indicadores de densidade de incidência de infecção em uma terapia intensiva de um hospital do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados em 2022 a partir do banco de dados da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e analisados por séries temporais.
Resultados: Após o projeto, a densidade de incidência de pneumonia associada à ventilação mecânica diminuiu de 28,3 casos/1000 dias de ventilação mecânica para 16,5; infecção de corrente sanguínea caiu de 20,8 casos/1000 dias de cateter para 7,5 e infecção de trato urinário, de 2,8 casos/1000 dias de cateter vesical de demora para zero.
Conclusão: O projeto de melhoria da qualidade impactou na redução dos indicadores de densidade de incidência de infecções, reforçando a importância da vigilância epidemiológica no direcionamento de ações voltadas para melhoria da qualidade e segurança do paciente.
Descritores: Controle de infecções; Indicadores de qualidade em assistência à saúde; Segurança do paciente; Enfermagem; Unidades de terapia intensiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-04-24

Como Citar

1.
de Mendonça Henrique D, Fonseca de Souza Mousinho Barreto SC, Giron Camerini F, Silva Fassarella C, Shutz V, Rodrigues Alves J. Projeto de melhoria de qualidade para redução dos indicadores de infecção em terapia intensiva. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 24º de abril de 2025 [citado 28º de abril de 2025];46. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/147070

Edição

Seção

Artigos Originais