Projeto de melhoria de qualidade para redução dos indicadores de infecção em terapia intensiva
Resumo
Objetivo: Analisar os indicadores de densidade de incidência de infecções relacionadas à assistência à saúde antes e após a implementação de um projeto de melhoria da qualidade em uma unidade de terapia intensiva.
Método: Estudo quase-experimental, realizado entre janeiro de 2017 e dezembro de 2020, que compreendeu o período antes e após a implementação de um projeto de melhoria da qualidade para redução dos indicadores de densidade de incidência de infecção em uma terapia intensiva de um hospital do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados em 2022 a partir do banco de dados da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e analisados por séries temporais.
Resultados: Após o projeto, a densidade de incidência de pneumonia associada à ventilação mecânica diminuiu de 28,3 casos/1000 dias de ventilação mecânica para 16,5; infecção de corrente sanguínea caiu de 20,8 casos/1000 dias de cateter para 7,5 e infecção de trato urinário, de 2,8 casos/1000 dias de cateter vesical de demora para zero.
Conclusão: O projeto de melhoria da qualidade impactou na redução dos indicadores de densidade de incidência de infecções, reforçando a importância da vigilância epidemiológica no direcionamento de ações voltadas para melhoria da qualidade e segurança do paciente.
Descritores: Controle de infecções; Indicadores de qualidade em assistência à saúde; Segurança do paciente; Enfermagem; Unidades de terapia intensiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.