Construção e validação de um instrumento para avaliação do conhecimento sobre hepatite B entre enfermeiros
Resumo
Objetivo: Construir e validar um instrumento para avaliação do conhecimento sobre hepatite B entre enfermeiros.
Método: Estudo metodológico desenvolvido em três etapas: teórica (revisão integrativa, construção do instrumento, validação de conteúdo por especialista na temática e validação semântica com a população-alvo), empírica (estudo piloto com a população-alvo) e analítica (índice de validade de conteúdo, alfa de cronbach e da análise fatorial exploratória). A população-alvo do instrumento foi composta por enfermeiros da atenção primária à saúde da capital do Piauí, Brasil. A coleta de dados foi realizada de forma online e compreendeu o período de agosto de 2021 a maio de 2022.
Resultados: A validação semântica foi realizada por 20 enfermeiros e o escore de concordância obtidos por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) foi adequado, acima de 0,8. Na análise fatorial exploratória, todos os indicadores estavam dentro de limites adequados e satisfatórios, sem quaisquer problemas de carregamento cruzado ou do Caso Heywood. Os índices de confiabilidade também atingiram níveis adequados (α = 0,89; ω = 0,89; e ORION variando de 0,855 a 0,886 entre domínios). A versão final do instrumento consiste em 18 itens que são categorizados em três dimensões, respondendo por uma variância explicada de 66,76%.
Conclusão: O instrumento exibe evidências de validade de conteúdo, de aparência e estrutura interna satisfatórias para avaliar o conhecimento de enfermeiros sobre a hepatite B, dessa forma poderá ser utilizado para subsidiar o planejamento e a avaliação de programas de educação permanente de enfermeiros e estudantes da graduação.
Descritores: Conhecimento; Hepatite b; Enfermeiras e enfermeiros; Estudos de validação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.