Projeto Visita Musicada: satisfação de acompanhantes de pacientes pediátricos ambulatoriais
Resumen
Objetivo: Aferir o nível de satisfação dos acompanhantes de crianças que aguardavam atendimento médico eletivo em função da participação em um projeto de Visita Musicada.
Método: Estudo quase-experimental com amostras independentes, realizado com acompanhantes de crianças que aguardavam atendimento ambulatorial em um hospital universitário no Maranhão, Brasil, entre janeiro e abril de 2022. Os participantes foram divididos em dois grupos: exposto ao projeto (n=163) e controle (n=163). Todos responderam a um questionário escalonado de avaliação de satisfação sobre estrutura, conforto, higiene, organização, tempo de espera para consultas e exames, e confiança no serviço. O grupo exposto também avaliou o projeto de Visita Musicada. Realizou-se análise estatística descritiva, e a comparação dos grupos por meio dos testes Qui-quadrado e Exato de Fisher.
Resultados: A satisfação dos grupos não diferiu na maioria dos itens avaliados; no entanto, o tempo de espera para consulta e o conforto no consultório apresentaram menor satisfação no grupo exposto (p<0,05). As notas atribuídas ao projeto foram altas (9,6±1,2).
Conclusão: Os grupos apresentaram níveis de satisfação positivos; contudo, em relação à participação no projeto, não houve diferença na maioria dos itens avaliados. O tempo de espera e o conforto no ambiente são aspectos que requerem atenção e melhoria.
Descritores: Música; Satisfação do paciente; Salas de espera; Assistência ambulatorial; Criança.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.