Incidência do aleitamento materno exclusivo: influência da assistência recebida durante a internação por nascimento
Resumen
Objetivo: Identificar a incidência do aleitamento materno exclusivo no sexto mês de vida e fatores associados segundo assistência recebida durante a internação por motivo de nascimento.
Método: Estudo de coorte prospectiva, realizado em dois hospitais (A e B) de Guarapuava, Paraná, Brasil, com 291 gestantes/puérperas. A coleta de dados foi realizada em quatro momentos por meio de entrevistas e o preenchimento de questionários. A variável desfecho foi o tempo de aleitamento materno exclusivo, enquanto as variáveis independentes foram as características da assistência recebida durante a internação para o nascimento. Utilizou-se o teste de diferença de proporções, com a apresentação do risco relativo.
Resultados: A incidência de aleitamento materno exclusivo no sexto mês de vida do recém nascido no hospital A e B foi de 13,8% e 13,0%, respectivamente. A ausência da oferta de fórmula ao recém-nascido apresentou associação significativa de proteção ao aleitamento materno exclusivo. A falta de orientação sobre a técnica de aleitamento materno e o início tardio da amamentação apresentaram associação significativa para a interrupção do aleitamento materno exclusivo.
Conclusão: A assistência recebida durante a internação para o nascimento mostrou-se associada à duração do aleitamento materno exclusivo. Reforça-se a implementação de estratégias intra-hospitalares que promovam a amamentação exclusiva, aumentando seus índices e favorecendo a saúde materno-infantil.
Descritores: Aleitamento Materno; Alojamento Conjunto; Enfermagem.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.