Fatores associados ao uso de cannabis por estudantes de uma universidade pública
Resumo
Objetivo: Identificar a frequência e os fatores associados ao uso de cannabis entre estudantes de uma universidade pública do estado do Paraná.
Método: Estudo transversal realizado com 168 estudantes de uma universidade pública do centro do Paraná, Brasil. Os dados foram coletados entre agosto e novembro de 2022 pela plataforma RedCap contendo variáveis sociodemográficas sobre o uso de cannabis, problemas relacionados ao consumo e a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse. Realizou-se análise descritiva e modelos de regressão múltipla de mínimos quadrados ordinários. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética.
Resultados: O uso de cannabis foi relatado por 84,5% dos estudantes e 13,7% apresentaram algum problema relacionado ao consumo. Os fatores orientação sexual (homossexual p valor=0,02/assexual p-valor =0,01), residir com colegas de faculdades (p-valor=0,03) e ter maior renda (p-valor <0,001), associaram-se tanto a mais dias de consumo como aos problemas. O uso de tabaco nos últimos 30 dias associou-se a mais dias de consumo (p-valor=0,02) e índices mais elevados de estresse aos problemas com o uso (p-valor=0,05).
Conclusão: O uso de cannabis é frequente entre os estudantes e identificou-se que as características sociodemográficas, o uso de outras substâncias e o estresse associaram-se tanto aos dias de consumo como aos problemas relatados.
Descritores: Cannabis; Estudantes; Universidade; Saúde mental; Transtornos relacionados ao uso de substâncias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.