Risco de sangramento e preditores de transformação hemorrágica em pacientes com acidente vascular encefálico pós-trombólise

Autores/as

  • Daniela Barella
  • Karina de Oliveira Azzolin
  • Michelle Dornelles Santarém
  • Ruy de Almeida Barcellos
  • Luísa Brehm Santana

Resumen

Objetivo: analisar a predição de transformação hemorrágica em pacientes com acidente vascular encefálico isquêmico submetidos à terapia trombolítica e sua associação com o diagnóstico de enfermagem “Risco de sangramento”.
Método: estudo de coorte retrospectivo entre pacientes com acidente vascular encefálico isquêmico pós-trombólise de um hospital do Rio Grande do Sul de janeiro de 2019 a dezembro de 2021. Os dados dos pacientes foram extraídos via prontuário eletrônico. Após o processamento, foi realizada análise univariável e multivariável, através da regressão de Poisson com variância robusta.
Resultados: dos 249 pacientes analisados, 43 (17,4%) tiveram transformação hemorrágica, tempo de internação de 8 (5-12,5) dias e 25 (10%) foram a óbito. Os fatores preditores de transformação hemorrágica foram: aumento da idade e do valor da National Institute of Health Stroke Scale pré-trombólise e o uso de oxigenoterapia por óculos nasal e máscara de Hudson. O diagnóstico de enfermagem “Risco de sangramento” não mostrou associação com a ocorrência de transformação hemorrágica.
Conclusão: os preditores encontrados podem aprimorar o diagnóstico de enfermagem “Risco de sangramento”, porém não houve associação deste com a ocorrência de transformação hemorrágica.
Descritores: Diagnóstico de Enfermagem. AVC Isquêmico. Terapia Trombolítica. Hemorragia. Fatores de Risco. Enfermagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2025-01-13

Cómo citar

1.
Barella D, de Oliveira Azzolin K, Dornelles Santarém M, de Almeida Barcellos R, Brehm Santana L. Risco de sangramento e preditores de transformação hemorrágica em pacientes com acidente vascular encefálico pós-trombólise. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 13 de enero de 2025 [citado 29 de agosto de 2025];46. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/145196

Número

Sección

Artigos Originais