Avaliação da segurança do paciente sob sua perspectiva na pandemia de COVID-19
Abstract
Objetivo: avaliar a segurança do paciente, sob sua perspectiva, durante a internação por COVID-19 em um hospital universitário.
Método: estudo transversal, realizado em um hospital universitário, na cidade de São Paulo, com pacientes internados devido à COVID-19. A amostra incluiu 129 participantes, internados entre março de 2020 e junho de 2021, que responderam ao instrumento Patient Measure of Safety. Foram aplicados estatísticas descritivas e testes de correlação para verificar fatores sociodemográficos, comorbidades e sintomatologias relacionados ao escore total e a cada domínio do instrumento.
Resultados: a maioria era do sexo masculino (50,8%), tinha idade igual ou inferior a 56 anos (51,9%) e era branca (43,8%). O valor médio geral do Patient Measure of Safety foi de 3,8±0,4, com variações entre 3,0±0,4, no domínio “equipamento”, e 4,1±0,5 no domínio “comunicação e trabalho em equipe”. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre as variáveis sociodemográficas e comorbidades em relação à percepção de segurança. Houve significância estatística na percepção em pacientes que apresentaram sintomas específicos como tosse (p=0,018), náuseas e vômito (p=0,020) e diarreia (p=0,013) refletindo percepção menos favorável de segurança.
Conclusão: os participantes avaliaram a segurança do cuidado com pontuação mais alta o domínio “comunicação e trabalho em equipe”.
Descritores: Segurança do Paciente. Participação do Paciente. COVID-19. Assistência Centrada no Paciente.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.