Caderneta da Criança na Atenção Primária: olhar dos profissionais de saúde da família e das mães
Resumen
Objetivo: Compreender o uso da Caderneta da Criança na Atenção Primária sob o olhar dos profissionais de saúde da família e das mães.
Método: Pesquisa qualitativa, ancorada no Interacionismo Simbólico, com 25 profissionais de saúde da família e 11 mães, em município do Nordeste brasileiro. Os dados foram produzidos nos meses de setembro e outubro de 2020, mediante entrevista semiestruturada e submetidos à análise temática indutiva.
Resultados: Foram elaboradas as unidades temáticas: “Utilização da Caderneta da Criança na Atenção Primária: o protagonismo da enfermagem”, que desvelou os enfermeiros como profissionais que mais observam e preenchem os registros na caderneta e orientam as mães; e “Obstáculos para utilização da Caderneta da Criança na Atenção Primária”, que evidenciou as fragilidades na formação acadêmica e a indisponibilidade da caderneta como obstáculos para sua utilização.
Conclusão: Os enfermeiros são protagonistas na vigilância do desenvolvimento a partir da utilização da Caderneta da Criança na Atenção Primária. A atuação do enfermeiro, que é um importante membro da equipe multiprofissional, tem potencial para ressignificar esse instrumento pelos demais profissionais da equipe e pelas mães, repercutindo, de forma positiva, no desenvolvimento infantil.
Descritores: Enfermagem. Vigilância em saúde pública. Desenvolvimento infantil. Atenção primária à saúde. Interacionismo simbólico.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.