Caderneta da Criança na Atenção Primária: olhar dos profissionais de saúde da família e das mães

Autores/as

  • Anniely Rodrigues Soares
  • Daniele de Souza Vieira
  • Anna Tereza Alves Guedes
  • Paloma Karen Holanda Brito
  • Mayara Evangelista de Andrade
  • Analine de Souza Bandeira Correia
  • Altamira Pereira da Silva Reichert

Resumen

Objetivo: Compreender o uso da Caderneta da Criança na Atenção Primária sob o olhar dos profissionais de saúde da família e das mães.
Método: Pesquisa qualitativa, ancorada no Interacionismo Simbólico, com 25 profissionais de saúde da família e 11 mães, em município do Nordeste brasileiro. Os dados foram produzidos nos meses de setembro e outubro de 2020, mediante entrevista semiestruturada e submetidos à análise temática indutiva.
Resultados: Foram elaboradas as unidades temáticas: “Utilização da Caderneta da Criança na Atenção Primária: o protagonismo da enfermagem”, que desvelou os enfermeiros como profissionais que mais observam e preenchem os registros na caderneta e orientam as mães; e “Obstáculos para utilização da Caderneta da Criança na Atenção Primária”, que evidenciou as fragilidades na formação acadêmica e a indisponibilidade da caderneta como obstáculos para sua utilização.
Conclusão: Os enfermeiros são protagonistas na vigilância do desenvolvimento a partir da utilização da Caderneta da Criança na Atenção Primária. A atuação do enfermeiro, que é um importante membro da equipe multiprofissional, tem potencial para ressignificar esse instrumento pelos demais profissionais da equipe e pelas mães, repercutindo, de forma positiva, no desenvolvimento infantil.
Descritores: Enfermagem. Vigilância em saúde pública. Desenvolvimento infantil. Atenção primária à saúde. Interacionismo simbólico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2025-01-11

Cómo citar

1.
Rodrigues Soares A, de Souza Vieira D, Alves Guedes AT, Holanda Brito PK, Evangelista de Andrade M, de Souza Bandeira Correia A, et al. Caderneta da Criança na Atenção Primária: olhar dos profissionais de saúde da família e das mães. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 11 de enero de 2025 [citado 29 de agosto de 2025];46. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/145190

Número

Sección

Artigos Originais