Adesão às consultas e ao tratamento medicamentoso de pacientes em ensaios clínicos randomizados da indústria.

Autores

  • Luana Claudia Jacoby Silveira Hospital São Lucas da PUCRS
  • Emiliane Nogueira Souza Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul/ FUC
  • Silvia Goldmeier Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul/ FUC
  • Eneida Rejane Rabelo Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul/ FUC
  • Andressa Freitas da Silva

Palavras-chave:

Ensaios clínicos, Indústria farmacêutica, Enfermagem

Resumo

Estudo de coorte histórico que avaliou a taxa adesão dos pacientes de ensaios clínicos randomizados (ECR) da indústria farmacêutica na área de cardiologia às consultas de seguimento e ao tratamento medicamentoso. Estudo conduzido na unidade de pesquisa de cardiologia de um hospital público e universitário em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A adesão foi considerada como ≥ a 80%. Foram revisados os registros de sete ECR (120 prontuários). Verificou-se que 117 (97%) pacientes apresentaram adesão às visitas de seguimento ≥ a 80%; 83,3% dos pacientes apresentaram taxa de adesão ≥ 80% à medicação do estudo; a mediana do número de comprimidos ingeridos entre os pacientes com boa adesão foi de 175 (72-500) e entre os pacientes com menor adesão foi de 500 (500-962). Estes resultados indicam que pacientes em estudos com seguimento mais longo e maior número de comprimidos apresentam prejuízo na adesão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Claudia Jacoby Silveira, Hospital São Lucas da PUCRS

Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) e está cursando especialização em cardiologia pela Fundação universitária de cardiologia- Instituto de cardiologia (IC-FUC). Atualmente é enfermeira de pesquisa clínica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e do Hospital São Lucas da PUCRS.

Emiliane Nogueira Souza, Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul/ FUC

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e mestrado em Ciências da Saúde Cardiologia pelo Instituto de Cardiologia Fundação Universitária de Cardiologia (2005). Atualmente é professora da Faculdade Nossa Senhora de Fátima e do curso de Pós-graduação lato sensu do Instituto de Cardiologia-Fundação Universitária de Cardiologia. Tem experiência na área de saúde do adulto, com ênfase em cardiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem médico-cirúrgica, intensivismo e processo de enfermagem.

Silvia Goldmeier, Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul/ FUC

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1976), Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e Mestrado em Ciências da Saúde (Cardiologia) pelo Instituto de Cardiologia do RS - Fundação Universitária de Cardiologia (2003). Atualmente é enfermeira do Instituto de Cardiologia do RS - Fundação Universitária de Cardiologia. Foi fundadora da Escola Profissional do Instituto de Cardiologia e diretora da mesma Escola, no período de 1996 a 2006. Foi Coordenadora da área de Enfermagem do IC, no período de 1989 a 1995. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, cardiologia, fatores de risco, saúde e cirurgia cardíaca. É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia do IC/FUC, sob a orientação da Dra. Maria Cláudia Irigoyen, pesquisando o tema: Investigação Diagnóstica da DCV em pacientes com FOP. Participa do Grupo de Pesquisa em multi HAS. Faz parte do corpo docente do PPG, lato sensu em Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia do IC/FUC. É Pró-Diretora de Patrimônio e Gestão do IC/FUC, desde 2005.

Eneida Rejane Rabelo, Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul/ FUC

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Luterana do Brasil (1988). Tem Mestrado (1998) e Doutorado (2003) em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui aperfeiçoamento em pesquisa Clínica no Toronto General Hospital no Canadá e também aperfeiçoamento em Fisiologia Experimental em Winnipeg - Canadá. Recebeu da Sociedade Brasileira de Enfermagem Cardiovascular o título de Especialista em Enfermagem Cardiovascular por notório saber em 2005. Atualmente Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da UFRGS, com atividades assistenciais e de pesquisa junto ao Serviço de Cardiologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. É professora orientadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRGS na linha de pesquisa Práticas e Cuidado de Enfermagem na Saúde do Adulto e do Idoso e professora orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ciências da Saúde Cardiologia e Ciências Cardiovasculares da Faculdade de Medicina na linha de Pesquisa de Práticas e Cuidados de Enfermagem na Saúde do Adulto e do Idoso com Doença Cardiovascular . Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Cardiologia, Terapia Intensiva, Processo de Enfermagem, Validação Clínica de Diagnósticos, Impacto das Classificações de Enfermagem na Prática Clínica em Cardiologia, e Enfermagem Baseada em Evidência. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa no Cuidado ao Adulto e Idoso (GEPECADI) registrado no Cnpq. Chefe do Serviço de Enfermagem Cardiovascular, Nefrologia e Imagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Downloads

Publicado

2011-01-27

Como Citar

1.
Silveira LCJ, Souza EN, Goldmeier S, Rabelo ER, da Silva AF. Adesão às consultas e ao tratamento medicamentoso de pacientes em ensaios clínicos randomizados da indústria. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 27º de janeiro de 2011 [citado 19º de abril de 2024];31(3):423. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/14425

Edição

Seção

Artigos Originais