Implementação dos acordos de cuidado do programa CACTO para mães de crianças com transtorno do espectro autista
Resumo
Objetivo:analisar a implementação dos acordos de cuidado desenvolvidos no programa CACTO para mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista.
Método:estudo exploratório, qualitativo, norteado pelo referencial teórico da Ciência do Cuidado Unitário e metodológico da Ciência da Implementação, a partir do Quadro Conceitual Consolidado para Pesquisa de Implementação. Realizado com 20 mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista, entre abril de 2023 e fevereiro de 2024, durante encontros de cuidado desenvolvidos em uma organização não governamental. Para análise, explorou-se a análise de conteúdo temática dedutiva.
Resultados:os acordos foram categorizados em três dimensões da existência humana: corpo-mente-alma. As necessidades de saúde das mães determinaram a implementação dos acordos, a exemplo: dificuldade de aceitação do corpo, sedentarismo, desconhecimento das próprias potencialidades, autocuidado insuficiente, conflitos passados não resolvidos, autoculpabilidade, conflitos familiares, sinais e sintomas de sobrecarga e fragilidade na relação com Deus. A escassez de tempo e as relações opressoras foram barreiras, enquanto que motivação e espiritualidade são potencialidades das mães para aplicação do dispositivo acordo.
Considerações finais: diálogo em profundidade e protagonismo das mães foram determinantes na implementação dos acordos. Os cuidadores profissionais assumem pilar fundamental de desenvolvimento epistemológico enquanto disparadores de cuidados inovadores na área da saúde.
Descritores: Transtorno do Espectro Autista; Cuidadores; Crianças com Deficiência; Serviços de Saúde Materno-Infantil; Relações Mãe-Filho; Teoria de Enfermagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.