Implementação dos acordos de cuidado do programa CACTO para mães de crianças com transtorno do espectro autista

Autores

  • Paulo Roberto Lima Falcão do Vale
  • Jovana Gonçalves dos Santos
  • Rebecca de Azevedo e Silva
  • San Medrado Silva Andrade
  • Núbia Samara Caribé de Aragão
  • Luana Tonin
  • Rosely Cabral de Carvalho
  • Evanilda Souza de Santana Carvalho

Resumo

Objetivo:analisar a implementação dos acordos de cuidado desenvolvidos no programa CACTO para mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista.
Método:estudo exploratório, qualitativo, norteado pelo referencial teórico da Ciência do Cuidado Unitário e metodológico da Ciência da Implementação, a partir do Quadro Conceitual Consolidado para Pesquisa de Implementação. Realizado com 20 mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista, entre abril de 2023 e fevereiro de 2024, durante encontros de cuidado desenvolvidos em uma organização não governamental. Para análise, explorou-se a análise de conteúdo temática dedutiva.
Resultados:os acordos foram categorizados em três dimensões da existência humana: corpo-mente-alma. As necessidades de saúde das mães determinaram a implementação dos acordos, a exemplo: dificuldade de aceitação do corpo, sedentarismo, desconhecimento das próprias potencialidades, autocuidado insuficiente, conflitos passados não resolvidos, autoculpabilidade, conflitos familiares, sinais e sintomas de sobrecarga e fragilidade na relação com Deus. A escassez de tempo e as relações opressoras foram barreiras, enquanto que motivação e espiritualidade são potencialidades das mães para aplicação do dispositivo acordo.
Considerações finais: diálogo em profundidade e protagonismo das mães foram determinantes na implementação dos acordos. Os cuidadores profissionais assumem pilar fundamental de desenvolvimento epistemológico enquanto disparadores de cuidados inovadores na área da saúde.
Descritores: Transtorno do Espectro Autista; Cuidadores; Crianças com Deficiência; Serviços de Saúde Materno-Infantil; Relações Mãe-Filho; Teoria de Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-11-04

Como Citar

1.
Lima Falcão do Vale PR, Gonçalves dos Santos J, de Azevedo e Silva R, Medrado Silva Andrade S, Caribé de Aragão NS, Tonin L, Cabral de Carvalho R, Souza de Santana Carvalho E. Implementação dos acordos de cuidado do programa CACTO para mães de crianças com transtorno do espectro autista. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 4º de novembro de 2024 [citado 24º de abril de 2025];45. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/143807