Efeito do brinquedo terapêutico instrucional no comportamento de crianças na primeira tentativa de cateterização intravenosa

Autores

  • Luciano Marques dos Santos
  • Erika Ribeiro de Souza
  • Patrícia Kuerten Rocha
  • Edmara Bazoni Soares Maia
  • Karine Emanuelle Oliveira Peixoto da Silva
  • Raygleise dos Santos Borges
  • Leonardo Bigolin Jantsch
  • Bianka Sousa Martins Silva

Resumo

Objetivo: Verificar o efeito do brinquedo terapêutico instrucional no comportamento de crianças durante a primeira tentativa de cateterização intravenosa periférica.
Método: Trata-se de uma análise post hoc do tipo quase experimental com grupo controle não equivalente, secundária a ensaio clínico randômico. A amostra foi composta por 193 crianças da unidade de pronto atendimento, alocadas por conveniência em grupo intervenção (preparo para a cateterização com o brinquedo terapêutico; n=101 crianças) e grupo controle (preparo com conversa estruturada apoiada com o uso de cartilha; n=92 crianças). A escala Observation Scale of Behavior Distress foi utilizada para avaliar comportamentos concorrentes das crianças (agredir o profissional, choramingar, chorar, estar nervoso, gritar, movimentar-se até a imobilização e protestar) e não concorrentes (auxiliar e solicitar informação). Os dados foram analisados de forma descritiva e inferencial.
Resultados: Foram observadas diferenças estatisticamente significantes entre os grupos intervenção e controle nas variáveis: nervosismo, movimentar-se até a imobilização, protesto e auxílio durante a punção venosa. O uso do brinquedo terapêutico reduziu em 43% o risco de estar nervoso durante o procedimento, 51% de movimentar-se e 51% de não protestar. Ainda, aumentou em 27% o comportamento de auxiliar durante o procedimento.
Conclusão: O brinquedo terapêutico instrucional reduziu comportamentos concorrentes com a cateterização intravenosa e favoreceu a colaboração da criança, em sua primeira tentativa.
Descritores: Cateterismo Periférico; Jogos e Brinquedos; Enfermagem Pediátrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-11-04

Como Citar

1.
Marques dos Santos L, Ribeiro de Souza E, Kuerten Rocha P, Bazoni Soares Maia E, Oliveira Peixoto da Silva KE, dos Santos Borges R, et al. Efeito do brinquedo terapêutico instrucional no comportamento de crianças na primeira tentativa de cateterização intravenosa . Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 4º de novembro de 2024 [citado 10º de agosto de 2026];45. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/143806