Proposta de implementação e monitoramento: protocolo assistencial de enfermagem para pacientes com derivação ventricular externa
Resumo
Objetivo: Estruturar uma proposta de implementação e de monitoramento do protocolo assistencial de enfermagem para a segurança de pacientes adultos submetidos à derivação ventricular externa.
Método: Pesquisa exploratória descritiva, fundamentada na Ciência da Implementação, com amostragem intencional. Realizada em um complexo hospitalar do sul do Brasil, entre maio e dezembro de 2022, em quatro etapas: questionário on-line sobre conhecimento de assistência a pacientes com derivação ventricular externa para enfermeiros; matriz de indicadores propostos com atores-chave; curso on-line autoinstrucional para enfermeiros; e síntese do protocolo existente. Utilizou-se design instrucional contextualizado para o desenvolvimento do curso.
Resultados: Participaram da pesquisa seis enfermeiros de centro cirúrgico e unidade de terapia intensiva, identificando-se conhecimento com lacunas, o que aponta para a necessidade de treinamento específico; quatro atores-chave do serviço de neurocirurgia definiram seis indicadores. Elaborou-se um curso on-line, disponibilizado na plataforma institucional, com dois módulos, incluindo oito vídeos. A síntese de protocolo foi adequada às normas do setor de qualidade da instituição.
Conclusão: Um relatório com a proposta de implementação do protocolo assistencial de enfermagem para pacientes com derivação ventricular externa foi entregue para a responsável técnica de enfermagem da instituição. Sugerem-se estudos futuros para avaliar a implementação do protocolo e seus impactos, havendo a possibilidade de adaptação para outras instituições, contribuindo para o monitoramento contínuo da prática e para a melhoria da assistência prestada.
Descritores: Ciência da Implementação. Protocolo. Enfermagem. Educação Continuada. Derivações do Líquido Cefalorraquidiano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.