Prevenção de lesão por pressão em unidade de terapia intensiva: implementação de melhores práticas

Autores/as

  • Karina Sichieri
  • Tatiane Martins De Matosa
  • Talita Raquel Santos
  • Sílvia Regina Secoli

Resumen

Objetivo: implementar melhores evidências na prevenção de lesão por pressão em pacientes de unidade de terapia intensiva de hospital universitário da cidade de São Paulo/Brasil.
Método: estudo quase-experimental, cuja intervenção foi implementação de evidências baseada na metodologia Joanna Briggs Institute, que inclui auditoria e feedback. Utilizaram se dez critérios de auditoria, que foram auditados em registros de pacientes e treinamentos do serviço de ensino e de qualidade. A intervenção foi avaliada por meio da comparação dos percentuais de conformidade dos critérios auditados, antes e após a implementação das melhores práticas. Utilizou-se teste qui-quadrado de Pearson. Resultados: avaliaram-se 2.677 dias de registros de auditorias de base e de seguimento, relativos a 340 pacientes. A conformidade das auditorias de base e seguimento foram diferentes para a maioria dos critérios (p-valor <0,001). As principais barreiras foram ausência de registros de informações essenciais sobre lesão por pressão nos prontuários e cujas estratégias para superação incluíram revisão do protocolo de prevenção de lesão por pressão e capacitação da equipe de enfermagem. Conclusão: a intervenção adotada contribuiu para melhoria das práticas acerca da prevenção de lesão por pressão, expressa pelo aumento da taxa de conformidade dos critérios e proposição de estratégias de melhoria para superação de barreiras.
Descritores: Lesão por Pressão. Enfermagem Baseada em Evidências. Segurança do Paciente. Cuidados Críticos.

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Publicado

2024-10-23

Cómo citar

1.
Sichieri K, Martins De Matosa T, Santos TR, Secoli SR. Prevenção de lesão por pressão em unidade de terapia intensiva: implementação de melhores práticas . Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 23 de octubre de 2024 [citado 28 de abril de 2025];45. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/143505