Uma jogada anti-hipertensiva: tecnologia para mediar práticas de ensino com estudantes da saúde sobre medicamentos

Autores

  • Jéssica Gomes da Silva
  • Laidiane Dantas Soares Pena
  • Amiraldo Dias Gama
  • Érika Tatiane de Almeida Fernandes Rodrigues
  • Elizabeth Teixeira
  • Francineide Pereira da Silva Pena
  • Diego Quaresma Ferreira

Resumo

Objetivo: Verificar evidências de validade do jogo de tabuleiro “Uma jogada anti hipertensiva” produzido para mediar práticas de ensino com estudantes de cursos da área da saúde sobre medicamentos diuréticos e anti-hipertensivos.
Método: trata-se de um estudo metodológico e de desenvolvimento com adesão as diretrizes SQUIRE-EDU. Participaram 20 especialistas. Na coleta de dados aplicou-se o Instrumento de Validação de Conteúdos Educativos em Saúde (IVCES) e o Instrumento de Validação de Aparência de Tecnologia Educacional em Saúde (IVATES). Para a análise utilizou-se o Índice de Validação de Conteúdo (IVC), o Índice de Validação de Aparência (IVA), pela estatística descritiva e o Teste Binomial.
Resultados: na validação de conteúdo, obteve-se IVC de 0,92 (primeira e única rodada); na validação de aparência IVA de 0,83 (na primeira rodada) e 1,00 (na segunda rodada).
Conclusão: o jogo está adequado quanto ao conteúdo e aparência e é um dispositivo tecnológico válido para mediar práticas de ensino sobre medicamentos.
Descritores: Tecnologia educacional. Estudo de validação. Tratamento farmacológico. Hipertensão. Anti-hipertensivos. Estudantes de ciências da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-10-23

Como Citar

1.
Gomes da Silva J, Dantas Soares Pena L, Dias Gama A, de Almeida Fernandes Rodrigues Érika T, Teixeira E, Pereira da Silva Pena F, Quaresma Ferreira D. Uma jogada anti-hipertensiva: tecnologia para mediar práticas de ensino com estudantes da saúde sobre medicamentos . Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 23º de outubro de 2024 [citado 25º de abril de 2025];45. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/143497