Uma jogada anti-hipertensiva: tecnologia para mediar práticas de ensino com estudantes da saúde sobre medicamentos
Resumo
Objetivo: Verificar evidências de validade do jogo de tabuleiro “Uma jogada anti hipertensiva” produzido para mediar práticas de ensino com estudantes de cursos da área da saúde sobre medicamentos diuréticos e anti-hipertensivos.
Método: trata-se de um estudo metodológico e de desenvolvimento com adesão as diretrizes SQUIRE-EDU. Participaram 20 especialistas. Na coleta de dados aplicou-se o Instrumento de Validação de Conteúdos Educativos em Saúde (IVCES) e o Instrumento de Validação de Aparência de Tecnologia Educacional em Saúde (IVATES). Para a análise utilizou-se o Índice de Validação de Conteúdo (IVC), o Índice de Validação de Aparência (IVA), pela estatística descritiva e o Teste Binomial.
Resultados: na validação de conteúdo, obteve-se IVC de 0,92 (primeira e única rodada); na validação de aparência IVA de 0,83 (na primeira rodada) e 1,00 (na segunda rodada).
Conclusão: o jogo está adequado quanto ao conteúdo e aparência e é um dispositivo tecnológico válido para mediar práticas de ensino sobre medicamentos.
Descritores: Tecnologia educacional. Estudo de validação. Tratamento farmacológico. Hipertensão. Anti-hipertensivos. Estudantes de ciências da saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.