Repercussões da Pandemia Covid-19 no Trabalho dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas
Resumo
Objetivo: analisar as repercussões da pandemia Covid-19 no trabalho dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas.
Método: estudo qualitativo, descritivo-exploratório, com 60 trabalhadores da saúde dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas em Porto Alegre/ Rio Grande do Sul, de janeiro a dezembro de 2021. A coleta realizou-se mediante questionário enviado por e-mail ou presencial e a análise do conteúdo das respostas foi do tipo temática da questão aberta.
Resultados: observou-se o aumento da demanda dos usuários e crises, determinantes sociais na pandemia, mudanças no trabalho, planos de contingência, sofrimento moral e expressões de sentimento do trabalhador de saúde.
Considerações finais: as repercussões da pandemia no trabalho e na saúde mental do trabalhador refletem a necessidade do acompanhamento e cuidado ao trabalhador no póspandemia. Sugere-se também a incorporação das atividades on-line em apoio ao modelo de atenção psicossocial.
Descritores: Pessoal de saúde. Saúde mental. Infecções por coronavírus. Usuários de drogas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.