Repercussões da Pandemia Covid-19 no Trabalho dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas

Autores

  • Aline Basso da Silva
  • Agnes Olschowsky
  • Caroline Ew Ferreira
  • Kethruyn Guedes Ferreira

Resumo

Objetivo: analisar as repercussões da pandemia Covid-19 no trabalho dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas.
Método: estudo qualitativo, descritivo-exploratório, com 60 trabalhadores da saúde dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas em Porto Alegre/ Rio Grande do Sul, de janeiro a dezembro de 2021. A coleta realizou-se mediante questionário enviado por e-mail ou presencial e a análise do conteúdo das respostas foi do tipo temática da questão aberta.
Resultados: observou-se o aumento da demanda dos usuários e crises, determinantes sociais na pandemia, mudanças no trabalho, planos de contingência, sofrimento moral e expressões de sentimento do trabalhador de saúde.
Considerações finais: as repercussões da pandemia no trabalho e na saúde mental do trabalhador refletem a necessidade do acompanhamento e cuidado ao trabalhador no póspandemia. Sugere-se também a incorporação das atividades on-line em apoio ao modelo de atenção psicossocial.
Descritores: Pessoal de saúde. Saúde mental. Infecções por coronavírus. Usuários de drogas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-08-28

Como Citar

1.
Basso da Silva A, Olschowsky A, Ew Ferreira C, Guedes Ferreira K. Repercussões da Pandemia Covid-19 no Trabalho dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 28º de agosto de 2024 [citado 27º de abril de 2025];45. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/142155

Edição

Seção

Artigos Originais