Práticas desenvolvidas pelo enfermeiro na atenção primária na região sul do Brasil

Autores

  • Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso
  • Bárbara Izabella Orth
  • Leticia Becker Vieira
  • Carlise Rigon Dalla Nora
  • Daniela Savi Geremia
  • Ana Valéria Machado Mendonça
  • Maria Fátima de Sousa

Resumo

Objetivo: Compreender as práticas desenvolvidas pelo enfermeiro na atenção primária, na região Sul do Brasil.
Método: Estudo qualitativo, cuja coleta de dados foi com entrevistas online gravadas, entre outubro de 2020 e maio de 2021. Participaram 174 enfermeiros, de 24 municípios da região sul do Brasil. Análise temática indutiva dos dados.
Resultados: A consulta do enfermeiro é a atividade que se destaca, para todas as faixas etárias e condições de saúde, especialmente nas situações crônicas, pré-natal, atenção a mulher e a criança, saúde mental, visitas domiciliares, além do gerenciamento da equipe de enfermagem e da unidade de saúde.
Considerações finais: Demonstrou-se que o excesso de responsabilidades assistenciais e gerenciais e a falta de equilíbrio entre as atividades comuns à equipe, dificultam o desenvolvimento de práticas clínicas do enfermeiro.
Descritores: Atenção primária à saúde. Papel do profissional de enfermagem. Competência profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-04-22

Como Citar

1.
Gonçalves de Oliveira Toso BR, Orth BI, Becker Vieira L, Rigon Dalla Nora C, Savi Geremia D, Machado Mendonça AV, de Sousa MF. Práticas desenvolvidas pelo enfermeiro na atenção primária na região sul do Brasil. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 22º de abril de 2024 [citado 27º de abril de 2025];45. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/139798

Edição

Seção

Artigos Originais