A reorientação do ensino e da prática em enfermagem: implantação do Pró-Saúde em Mossoró, Brasil.

Autores

  • Fátima Raquel Rosado Morais Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Ilana Deyse Rocha Leite Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Lucineire Lopes Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Renata Meira Véras Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Ensino, Formação de Recursos Humanos, Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços, Enfermagem

Resumo

A Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, através do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) visa articular ensino/serviço contribuindo na reflexão da formação em enfermagem em Mossoró, Rio Grande do Norte. Esta pesquisa objetivou conhecer a implantação e inserção do Pró-Saúde nas Unidades Básicas de Saúde do município de Mossoró, para entender como os enfermeiros se posicionam diante da articulação ensino/serviço. Foram realizadas entrevistas com seis profissionais que atuam nas Unidades de Saúde parceiras neste projeto. Os resultados demonstraram que estes trabalhadores detinham poucos conhecimentos acerca do Pró-Saúde. Essa falta de conhecimento, associada às dificuldades na integração ensino/serviço, não contribuía para a reflexão e reorientação das práticas de enfermagem. Portanto, é necessário repensar saberes e práticas, pactuando mudanças que contribuam com uma formação em saúde que estabeleça um cuidado de qualidade, baseado nos princípios estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde.

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Biografia do Autor

Fátima Raquel Rosado Morais, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutora em Psicologia Social pela UFRN/UFPB. Docente Adjunto IV da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Ilana Deyse Rocha Leite, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Estudante do curso de graduação em enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Lucineire Lopes Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutoranda em Ciências Sociais pela UFRN. Docente Adjunto IV da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Renata Meira Véras, Universidade Federal da Bahia

Psicóloga e fisioterapeuta. Doutora em Psicologia Social pela UFRN/UFPB. Docente Adjunto I do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal da Bahia

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Publicado

2011-01-27

Como Citar

1.
Morais FRR, Leite IDR, Oliveira LL, Véras RM. A reorientação do ensino e da prática em enfermagem: implantação do Pró-Saúde em Mossoró, Brasil. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 27º de janeiro de 2011 [citado 26º de abril de 2025];31(3):442. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/13968

Edição

Seção

Artigos Originais