Promoção da saúde de trabalhadores do Consultório na Rua: pesquisa convergente assistencial
Resumo
Objetivo: Desenvolver ação de promoção à saúde do trabalhador do Consultório na Rua.
Método: Pesquisa qualitativa que utilizou a metodologia da Pesquisa Convergente Assistencial. Para a coleta de dados, utilizou-se a observação participante e grupos de convergência, de maio a outubro de 2021. Participaram 39 trabalhadores de seis equipes do
Consultório na Rua. A análise dos dados seguiu as etapas de apreensão, síntese, teorização e transferência.
Resultados: Foram sugeridas como intervenções a serem implementadas algumas práticas integrativas, alongamento, dinâmica em grupo, dança, música, massagem, cinema. Visto a necessidade, desenvolveu-se como intervenção o alongamento reichiano, que favoreceu a tomada de consciência corporal, promovendo bem-estar dos trabalhadores.
Conclusão: Os trabalhadores apresentaram uma concepção de promoção da saúde relacionada ao acesso aos serviços e à garantia de direitos. O alongamento reichiano proporcionou um espaço de cuidado e reflexão sobre o cuidado e respeito dos limites, favorecendo a tomada de consciência corporal e promoveu o relaxamento.
Descritores: Promoção da saúde. Saúde ocupacional. Condições de trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.