Inteligência emocional de trabalhadores de saúde e clima de segurança em hospitais na pandemia COVID-19

Autores

  • Laudicéa Cardoso da Silva
  • Ana Barbosa Rodrigues
  • Francisco José da Silva
  • Paloma Moreira de Oliveira
  • Sherida Karanini Paz de Oliveira
  • Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Carvalho
  • Manuela de Mendonça Figueirêdo Coelho
  • Roberta Meneses Oliveira

Resumo

Objetivo: Analisar a relação entre inteligência emocional de trabalhadores de saúde em ambiente hospitalar e a percepção do clima de segurança na pandemia COVID-19.
Método: Estudo transversal, analítico, realizado com 81 trabalhadores de saúde que atuaram em hospitais na pandemia, entre setembro-novembro de 2021. A coleta de dados foi realizada com formulário eletrônico reunindo questionário sociodemográfico/ocupacional e versões brasileiras do Safety Attitudes Questionnaire e Schutte Self Test. Aplicou-se teste de
correlação de Spearman e análise de regressão linear simples/múltipla.
Resultados: O aumento de 1 ponto nos níveis de inteligência emocional repercutiu no aumento de 0,487 pontos nos níveis de percepção do clima de segurança. O preditor mais significativo dessa percepção foi a habilidade de manejo das emoções de outros (β=0,334; p=0,003; R2=0,168).
Conclusão: Um maior nível de inteligência emocional de trabalhadores de saúde em ambiente hospitalar tem relação com uma maior percepção do clima de segurança na pandemia COVID-19.
Descritores: COVID-19. Inteligência emocional. Segurança do paciente. Pessoal de saúde. Hospitals. Cultura organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-03-12

Como Citar

1.
Cardoso da Silva L, Barbosa Rodrigues A, da Silva FJ, Moreira de Oliveira P, Paz de Oliveira SK, Fontenele Lima de Carvalho RE, de Mendonça Figueirêdo Coelho M, Meneses Oliveira R. Inteligência emocional de trabalhadores de saúde e clima de segurança em hospitais na pandemia COVID-19. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 12º de março de 2024 [citado 1º de julho de 2025];45. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/139109

Edição

Seção

Artigos Originais