Inteligência emocional de trabalhadores de saúde e clima de segurança em hospitais na pandemia COVID-19
Resumo
Objetivo: Analisar a relação entre inteligência emocional de trabalhadores de saúde em ambiente hospitalar e a percepção do clima de segurança na pandemia COVID-19.
Método: Estudo transversal, analítico, realizado com 81 trabalhadores de saúde que atuaram em hospitais na pandemia, entre setembro-novembro de 2021. A coleta de dados foi realizada com formulário eletrônico reunindo questionário sociodemográfico/ocupacional e versões brasileiras do Safety Attitudes Questionnaire e Schutte Self Test. Aplicou-se teste de
correlação de Spearman e análise de regressão linear simples/múltipla.
Resultados: O aumento de 1 ponto nos níveis de inteligência emocional repercutiu no aumento de 0,487 pontos nos níveis de percepção do clima de segurança. O preditor mais significativo dessa percepção foi a habilidade de manejo das emoções de outros (β=0,334; p=0,003; R2=0,168).
Conclusão: Um maior nível de inteligência emocional de trabalhadores de saúde em ambiente hospitalar tem relação com uma maior percepção do clima de segurança na pandemia COVID-19.
Descritores: COVID-19. Inteligência emocional. Segurança do paciente. Pessoal de saúde. Hospitals. Cultura organizacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.