Associação entre lesão cutânea e importância atribuída à prevenção pelos profissionais de saúde na pandemia

Autores

  • Euzeli da Silva Brandão
  • Regina Serrão Lanzillotti
  • Paula Dadalti Granja
  • Liliane Faria Silva
  • Maria Helena Sant’Ana Mandelbaum
  • Renato Tonole

Resumo

Objetivo: Verificar a associação entre ocorrência de lesão cutânea por uso de produtos e/ou equipamentos de proteção individual e importância atribuída aos cuidados preventivos entre profissionais de saúde atuantes na linha de frente durante a pandemia da Covid-19. 
Método: Estudo transversal, analítico, realizado entre maio e junho de 2020, com uma amostra por conveniência (n=398) de profissionais de saúde de 10 categorias profissionais. Para verificar a existência de associação entre a ocorrência ou não de lesão de pele e as variáveis de exposição utilizou-se Tabela de Contingência para obter a Razão de Prevalência e respectivos Intervalos de Confiança.
Resultados: 260 (65,3%) participantes autodeclararam desenvolvimento de lesões na pele, predominando enfermeiros (53,8%), mulheres (54,0%), provenientes de instituições públicas (52,8%), caracterizadas por lesões por pressão (37,3%), dermatite de contato/alérgica (25,8%), e ambas as lesões de forma simultânea (16,5%). Mais da metade dos profissionais (53,5%) usou produtos preventivos, principalmente hidratantes (51,0%).
Conclusão: Ocorreu probabilidade de associação de risco entre a ocorrência de lesão de pele e a menor importância atribuída ao fator preditor Protocolo para uso adequado de produtos e EPIs.
Descritores: Pele. Pessoal de saúde. Programa de prevenção de riscos no ambiente de trabalho. Equipamento de proteção individual. COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-01-15

Como Citar

1.
da Silva Brandão E, Serrão Lanzillotti R, Dadalti Granja P, Faria Silva L, Sant’Ana Mandelbaum MH, Tonole R. Associação entre lesão cutânea e importância atribuída à prevenção pelos profissionais de saúde na pandemia. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 15º de janeiro de 2024 [citado 13º de abril de 2024];45. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/138004

Edição

Seção

Artigos Originais