Fatores associados à qualidade de vida de mulheres submetidas à radioterapia

Autores

  • Fabiane Diniz Machado Vilhena
  • Odenilce Vieira Pereira
  • Fabianne de Jesus Dias de Sousa
  • Nandara Celana Negreiros Martins
  • Gisela Pereira Xavier Albuquerque
  • Renata Glaucia Barros da Silva Lopes
  • Taís dos Passos Sagica
  • Aline Maria Pereira Cruz Ramos

Resumo

Objetivo: Avaliar as características da pele e a qualidade de vida de pacientes com câncer de mama submetidas à radioterapia.
Método: Estudo transversal com 60 mulheres. Foram aplicadas as escalas de classificação das alterações cutâneas decorrentes da exposição à radiação ionizante (RTOG) e as versões validadas em português das que classificaram os tipos de pele (Fitzpatrick), os sintomas (RISRAS) e a qualidade de vida (DLQI), no período entre dezembro de 2021 e outubro de 2022. Para a análise de dados, foram utilizados os Testes Exato de Fisher, Qui-Quadrado e Teste de Independência Geral Assintótica.
Resultados: 100% das pacientes apresentaram irritação na pele. À medida que o tratamento avançou e que a radiodermatite surgiu ou se agravou, houve maior tendência de intensidade de sinais e sintomas, como: sensibilidade, desconforto ou dor, coceira, queimação e calor, descamação seca e úmida, o que pode ter impactado na qualidade de vida e refletido em outros aspectos, como: atividades de compras ou passeios (p=0,0020), programação social ou atividade de lazer (p=0,0420).
Conclusão: A radiodermatite é uma condição comum que afeta as mulheres com câncer de mama submetidas à radioterapia, as características da pele e a qualidade de vida das pacientes são afetadas durante esse tratamento.
Descritores: Neoplasias da mama. Radioterapia. Radiodermatite. Qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-01-15

Como Citar

1.
Diniz Machado Vilhena F, Vieira Pereira O, de Jesus Dias de Sousa F, Celana Negreiros Martins N, Pereira Xavier Albuquerque G, Barros da Silva Lopes RG, dos Passos Sagica T, Pereira Cruz Ramos AM. Fatores associados à qualidade de vida de mulheres submetidas à radioterapia. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 15º de janeiro de 2024 [citado 13º de abril de 2024];45. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/138002

Edição

Seção

Artigos Originais