Construção e validação de instrumento para avaliação do Lean Healthcare em instituições de saúde

Autores

  • Hellen Maria de Lima Graf Fernandes
  • Dirceu da Silva
  • Rosana Ribeiro Tarifa
  • Edinêis de Brito Guirardello

Resumo

Objetivo: Construir e validar um instrumento para avaliar o Lean Healthcare nas instituições de saúde.
Método: Estudo metodológico realizado em três etapas: 1) Construção do instrumento; 2) Validade de conteúdo pela técnica Delphi com 14 especialistas; e 3) Validade de constructo por Modelagem de Equações Estruturais, em amostra de 113 profissionais com experiência no Lean Healthcare. Coleta de dados realizada de outubro/2020 a janeiro/2021 por formulário
digital. Análise de dados realizadas com o software SmartPLS2.0/M3. 
Resultados: Itens elaborados após revisão integrativa e divididos nas dimensões Estrutura, Processo e Resultado, conforme referencial teórico de Donabedian. Validação de conteúdo em duas rodadas da técnica Delphi. Instrumento final, após ajuste do modelo, contendo 16 itens com alfa de Cronbach de 0,77 em Estrutura, 0,71 em Processo e 0,83 em Resultado.
Conclusão: O instrumento apresentou evidências de validade e confiabilidade, permitindo seu uso nas instituições de saúde para avaliar o Lean Healthcare.
Descritores: Enfermagem. Estudo de validação. Confiabilidade dos dados. Avaliação em saúde. Gestão em saúde. Gestão da qualidade total.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-01-15

Como Citar

1.
de Lima Graf Fernandes HM, da Silva D, Ribeiro Tarifa R, de Brito Guirardello E. Construção e validação de instrumento para avaliação do Lean Healthcare em instituições de saúde. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 15º de janeiro de 2024 [citado 13º de abril de 2024];45. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/138001

Edição

Seção

Artigos Originais