Construção e validação de instrumento para avaliação do Lean Healthcare em instituições de saúde
Resumo
Objetivo: Construir e validar um instrumento para avaliar o Lean Healthcare nas instituições de saúde.
Método: Estudo metodológico realizado em três etapas: 1) Construção do instrumento; 2) Validade de conteúdo pela técnica Delphi com 14 especialistas; e 3) Validade de constructo por Modelagem de Equações Estruturais, em amostra de 113 profissionais com experiência no Lean Healthcare. Coleta de dados realizada de outubro/2020 a janeiro/2021 por formulário
digital. Análise de dados realizadas com o software SmartPLS2.0/M3.
Resultados: Itens elaborados após revisão integrativa e divididos nas dimensões Estrutura, Processo e Resultado, conforme referencial teórico de Donabedian. Validação de conteúdo em duas rodadas da técnica Delphi. Instrumento final, após ajuste do modelo, contendo 16 itens com alfa de Cronbach de 0,77 em Estrutura, 0,71 em Processo e 0,83 em Resultado.
Conclusão: O instrumento apresentou evidências de validade e confiabilidade, permitindo seu uso nas instituições de saúde para avaliar o Lean Healthcare.
Descritores: Enfermagem. Estudo de validação. Confiabilidade dos dados. Avaliação em saúde. Gestão em saúde. Gestão da qualidade total.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.