Eventos adversos moderados e graves em pediatria: características dos incidentes notificados durante a pandemia COVID-19

Autores

  • Gabrielli de Oliveira Lima
  • Ananda Rosa Borges
  • Victoria Tiyoko Moraes Sakamoto
  • Julia Rambo Florentino
  • Anelise Leal Pereira Jardim
  • Marina Scherer Silveira
  • Wiliam Wegner

Resumo

Objetivo: Verificar as características das notificações de incidentes de segurança resultantes em dano moderado e grave em pacientes pediátricos de dois hospitais durante a pandemia COVID-19.
Método: Estudo transversal, realizado em dois hospitais no sul do Brasil. A amostra foi composta por 137 notificações correspondentes ao período de março de 2020 a agosto de 2021. Os dados foram coletados pelo registro eletrônico dos sistemas de notificação das instituições e analisados por estatística descritiva e inferencial.
Resultados: Os incidentes mais prevalentes foram relacionados aos processos ou procedimentos clínicos (41,6%), acometeram discretamente mais o sexo feminino (49,6%) e lactentes (39,4%). A maioria dos incidentes (48,2%) ocorreram em unidades de internação. O setor do evento (p=0,001) e o turno (p=0,011) obtiveram associação estatística significativa nos dois hospitais.
Conclusão: As características das notificações são semelhantes entre as instituições pesquisadas, sendo evidenciado baixo número de incidentes moderados e graves.
Descritores: Segurança do paciente. Criança hospitalizada. Gestão de riscos. Enfermagem pediátrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-12-20

Como Citar

1.
de Oliveira Lima G, Rosa Borges A, Tiyoko Moraes Sakamoto V, Rambo Florentino J, Leal Pereira Jardim A, Scherer Silveira M, Wegner W. Eventos adversos moderados e graves em pediatria: características dos incidentes notificados durante a pandemia COVID-19. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 20º de dezembro de 2023 [citado 13º de abril de 2024];45. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/137581

Edição

Seção

Artigos Originais