Debriefing, espaço dialógico para o desenvolvimento do pensamento reflexivo na enfermagem

Autores

  • Saionara Nunes de Oliveira
  • Jussara Gue Martini
  • Jaime Alonso Caravaca-Morera
  • Marta Lenise do Prado
  • Bruna Pedroso Canever
  • Carina Bortolato-Major
  • Neide da Silva Knihs

Resumo

Objetivo: Compreender os elementos pedagógicos necessários para que o debriefing favoreça o desenvolvimento do pensamento reflexivo.
Método: Estudo de caso único desenvolvido no Centro de Simulaciónen Salud da Escuela de Enfermería da Universidad de Costa Rica em outubro de 2018. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, observação e análise documental. Utilizaram-se a estratégia de proposições teóricas e a técnica de construção de explanação para a análise dos dados.
Resultados: Os dados originaram duas categorias: 1) pedagogia da organização, a qual abordou elementos pensados pelo docente para facilitar o diálogo; 2) pedagogia da facilitação, a qual trouxe elementos do próprio diálogo que enriquecem a discussão, mobilizam o grupo, provocam a reflexão e o engajamento. 
Considerações finais: Torna-se imprescindível incluir como elementos pedagógicos que favoreçam o desenvolvimento do pensamento reflexivo os seguintes: planejamento prévio, ambiente adequado, sistematização, formação pedagógica em facilitação de debriefing, abertura ao diálogo, respeito pedagógico, valorização do positivo, paciência e motivação.
Descritores: Exercício de simulação. Ensino. Enfermagem. Pensamento. Feedback formativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-12-20

Como Citar

1.
Nunes de Oliveira S, Gue Martini J, Caravaca-Morera JA, Lenise do Prado M, Pedroso Canever B, Bortolato-Major C, da Silva Knihs N. Debriefing, espaço dialógico para o desenvolvimento do pensamento reflexivo na enfermagem. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 20º de dezembro de 2023 [citado 13º de abril de 2024];45. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/137580

Edição

Seção

Artigos Originais